•  
     

NHO 03 – Análise Gravimétrica de Aerodispersóides Sólidos Coletados Sobre Filtros de Membrana – PDF



Trabalhos anteriormente desenvolvidos pela FUNDACENTRO atestam que, no Brasil, as poeiras provenientes de vários processos ou condições de trabalho representam sério risco à saúde dos trabalhadores, por se apresentarem em concentrações elevadas, em ambientes sem controle. A exposição ocupacional a poeiras pode implicar o surgimento de doenças do sistema respiratório. Para avaliar um ambiente de trabalho, muitas vezes, é necessário estimar a concentração dos contaminantes presentes no ar por meio de análises laboratoriais. Assim, foi desenvolvida uma metodologia para análise gravimétrica de aerodispersóides sólidos coletados sobre filtros de membrana. NHO 03 – Análise Gravimétrica de Aerodispersóides Sólidos Coletados Sobre Filtros de Membrana – PDF

OBJETIVO

Este método de ensaio estabelece um procedimento padronizado para análise gravimétrica de aerodispersóides sólidos coletados sobre filtros de membrana, com a finalidade de determinar a massa de poeira coletada do ar de um ambiente de trabalho.


CAMPO DE APLICAÇÃO

A análise gravimétrica de aerodispersóides presentes nos ambientes de trabalho tem como campo de aplicação a prevenção de doenças ocupacionais originadas da exposição dos trabalhadores a poeiras, fornecendo subsídios para a proposição de medidas de controle ou para a verificação de sua eficiência.
Página inicial