•  
     

Vocês sabiam que os pinguins podem morrer do frio?

Um dos animais mais simbólicos da Antártida, o pinguim é famoso por suportar baixas temperaturas. Por isso, surpreende que dezenas desses animais aparecessem no litoral brasileiro mortos - de frio.

pinguins-ar-aquecimento-inverno-gramadozoo.JPG
pinguins-ar-aquecimento-inverno-gramadozoo.JPG (23.11 KiB) Visto 71 vezes


"Das 18 espécies que têm no mundo inteiro, só quatro vivem no 'friozão'. Na verdade, essa visão que a gente tem de que o pinguim é do gelo, é mais os desenhos (animados) que passam para a gente", diz Renan Stadler, veterinário do GramadoZoo, na Serra Gaúcha.

No caso do zoológico de Gramado, o frio fez com que os especialistas tivessem que aquecer o recinto desses animais para mantê-los confortáveis. "Para essa espécie, o pinguim-de-magalhães, a temperatura negativa não é boa. A temperatura ótima para eles vai de 0°C a 28°C. A gente mantêm em torno de 16°C."

Stadler explica que diversas espécies migram para o Brasil no inverno, chegando até a Bahia, para fugir do frio. Contudo, muitas pessoas, ao verem um desses animais na praia, pensam em colocá-lo no gelo e isso pode matar o pinguim, que pode estar cansado e com a imunologia baixa. A atitude correta, afirma o médico veterinário, é procurar um órgão ambiental e não mexer no animal.

Além da visão errada de que o pinguim vive somente no frio extremo, Stadler afirma que a poluição também é um problema. Para isolar termicamente o corpo, o animal precisa que suas penas fiquem em uma posição correta. Contudo, quando eles estão sujos de óleo, não conseguem essa posição, o que pode ocorrer com frequência durante a migração.


Fonte: http://www.noticias.terra.com.br/


Ressuscitado pela última vez por DDS em 19 ago 2013 13:26.