•  
     

Verdade ou Mentira: Até Onde a Lua influencia a Nossa Vida?

A Lua (do Latim “Luna”) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.000 km do nosso planeta. Segundo a última contagem, existem mais de 150 luas no nosso sistema solar: Netuno é cercado por 27,Saturno tem 60 e Júpiter é o que tem o maior número: possui 63 luas.

Crenças populares

Com mais de 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 de sua gravidade, é o único corpo celeste que já foi visitado por seres humanos. A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, lá não existe erosão e a superfície mantém-se intacta há milhões de anos. É afetada apenas pelas colisões com meteoritos. É a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra. As tradições populares falam de inúmeras influências da Lua em nossas vidas. Por exemplo, dizem que:

- A madeira cortada depois da Lua Cheia, seca depressa e dá boa lenha, ao passo que, cortada depois da Lua Nova, não seca tão rapidamente, mas é mais durável e presta-se para os trabalhos de carpintaria e marcenaria.

- Quando se deseja começar uma coisa nova que deve durar muito tempo, essa coisa deve ser feita quando a Lua estiver num signo astrológico fixo, isto é, em: Touro, Leão, Escorpião ou Aquário.

- Querendo acabar logo uma tarefa, deve-se começá-la quando a Lua estiver num signo cardinal, isto é, em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio.

- Querendo que qualquer ação ou negócio dê resultados positivos mas fique em segredo, deve-se realizá-lo 8 horas antes ou 8 horas depois da Lua Nova.

- Pelo contrário, querendo que o trabalho ou ato seja divulgado, conhecido, comentado e muito falado, deve-se empreendê-lo 8 horas depois da Lua Cheia.

- Viagens importantes devem ser iniciadas quando a Lua estiver em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio.

- Para obter flores belas e bonitas, as sementes ou as mudas devem ser plantadas quando a Lua estiver no signo de Libra e se achar entre a Lua Nova e o Quarto – Crescente.