•  
     

Vênus planeta mais quente do sistema solar

estava estudando achei interessante
Anexos
slide11-venus.jpg
As temperaturas medias de 460 ºC e a colossal pressão de 92 atmosferas terrestres na superfície tornam uma missão tripulada a Vênus praticamente impossível


Vênus é praticamente do mesmo tamanho Terra, com diâmetro 600 km menor e massa 0.81 vezes a da Terra. Possui gravidade de 8.8 m/s² e velocidade de escape de 10.4 km/s. O nome Vênus é uma homenagem a deusa romana do amor.

A atmosfera de Vênus, composta 96.5% de CO2, 3% de nitrogênio (tendo outros gases como vapor d’água, oxigênio, dióxido de enxofre, etc), é 92 vezes mais densa do que a da Terra. Com isso, a pressão atmosférica na superfície de Vênus é 92 vezes maior que a da Terra, equivalente a pressão encontrada a 920 metros de profundidade nos oceanos.

Mercúrio está a 53 milhões de Km do Sol e Vênus a 108 milhões de Km, recebendo 25% menos luz solar. Apesar disso, a temperatura na superfície de Vênus é maior que na de Mercúrio, atingindo a media de 460 ºC, sendo o planeta mais quente do sistema solar. Isso ocorre por causa da densa atmosfera da CO2, que cria um colossal efeito estufa. A luz do Sol aquece a superfície de Vênus, que então emite radiação infra-vermelha, que acaba sendo absorvida pela atmosfera de CO2. Vênus recebe media de 2613 W/m² de radiação solar na atmosfera superior e media de 1071 W/m² na superfície. A Terra, por estar mais longe do Sol, recebe media de 1367 W/m² de radiação solar na atmosfera superior. O clima de Vênus é tão radical que uma sonda espacial soviética que pousou na sua superfície sobreviveu por apenas 2 horas.

Depois da Lua, Vênus é o objeto mais brilhante no céu noturno. Um dos motivos, alem do fato de ser quase do tamanho da Terra, é que o topo da atmosfera é composto de nuvens de dióxido de enxofre e acido sulfúrico (proveniente a ação da luz do sol sobre o dióxido de enxofre), que refletem 60% da luz do Sol. A superfície de Vênus não pode ser vista com luz visível, devido a camada reflexiva de nuvens de dióxido de enxofre e acido sulfúrico.

As nuvens da atmosfera de Vênus estão situadas entre 45 a 60 km de altura.

Um fato curioso sobre Vênus é que a duração do seu dia (243 dias terrestres) é maior que a duração do seu ano (224 dias terrestres), isto é, Vênus leva mais tempo para dar uma volta completa em torno de si do que para dar uma volta completa em torno do Sol!

Se a Terra girasse tão lentamente sobre si mesma como Vênus, um dia teria a duração de 9503 horas!!! Alem disso Vênus gira em torno de si mesmo (rotação) no sentido contrario dos outros planetas.

Mesmo Vênus tendo noites tão longas devido a lenta rotação, não há variação significativa da temperatura entre os lados diurno e noturno e entre os pólos devido a transferência de calor pelos ventos e a inércia térmica. Na atmosfera superior, os ventos cruzam o planeta a cada 4 dias, transferindo o calor entre todas as regiões. Na superfície os ventos são bastante lentos. A pequena inclinação do eixo de 3º (na Terra são 23º) também não cria grandes variações sazonais (estações do ano).



http://en.wikipedia.org/wiki/Venus





A intensidade solar (radiação solar ou potência solar ou energia solar) recebida por um planeta (em W/m²) é inversamente proporcional ao quadrado da distancia em relação a estrela – se um planeta A está na metade da distancia da estrela em relação ao planeta B, ele vai receber 4 vezes mais radiação solar que o planeta B – se um planeta C está ao dobro da distancia da estrela em relação ao planeta B, ele vai receber 4 vezes menos radiação solar que o planeta B

Mercúrio recebe 6.6 vezes mais radiação solar que a Terra, Vênus 1.9 vezes e Marte 0.43 vezes (43%)

Júpiter recebe apenas 3.6% e Saturno 1.1%
 
Interessante não sabia que em vênus para completar 1 ano são necessários 224 dias :D