•  
     

Tutorial - Como instalar o driver correto?

Imagem


Para que o hardware funcione corretamente, é necessário que seja instalado o seu driver, que é o software que controla o dispositivo. Mas nem sempre isso é uma tarefa fácil, muitas vezes é complicado identificar qual driver instalar, qual modelo. Este tutorial contém alguns procedimentos que podem ajudar a descomplicar esta tarefa.

Como identificar e instalar o driver correto

Depois de instalar o Windows precisamos configurar os drivers dos dispositivos, mas quando não se possui o o disco de instalação ou até mesmo o próprio fabricante não disponibiliza, precisamos identificar qual o modelo do dispositivo para procurarmos na internet. E essa parte é mais difícil do que instalar...

A intenção aqui não é ensinar com instalar um driver, mas como instalar um driver que você não sabe qual é. Se você tem um computador da HP, Acer, Sony ou de qualquer outra marca famosa, basta você entrar no site e digitar o modelo para você conseguir tudo facilmente porque o suporte geralmente é bom.

Mas existem algumas marcas que não possuem um suporte tão bom e muitas vezes deixam o cliente "se virar" como pode.

Então vejamos abaixo alguns procedimentos que podem ser tomados:


Imagem


Quando um driver não está instalado no Windows é isso que vemos no gerenciador de dispositivos. Uma interrogação na frente do do nome. No Windows XP é uma interrogação acompanhada de uma exclamação.

1. Clique com o botão direito no dispositivo que você quer instalar e clique em propriedades;

2. Selecione a aba detalhes;

3. Em propriedade, selecione "caminho da instância do dispositivo" e localize os quatro caracteres após onde está escrito DEV_ como no exemplo abaixo:

Imagem


4. Agora acesse acesse http://www.pcidatabase.com e digite os caracteres encontrados no campo "Device search" e clique em "search"

5. Em seguida será exibido o modelo do dispositivo que você deve instalar:

Imagem

Agora que você já sabe qual driver instalar, basta digitar o modelo em um site de busca como o Google para procurar algum site que disponibilize o download.

Outra maneira de se identificar o driver correto para instalar é através do programa Aida 64 que pode ser baixado neste link: http://www.aida64.com/downloads

Depois de instalado o programa, selecione no menu: Devices - Windows Devices. O driver que não estiver instalado aparecerá como "Unknown" como na imagem:

Imagem


Pronto! Agora que você identificou o driver, o próximo passo é procurar na internet algum site que disponibilize o download.

Fonte


Ressuscitado pela última vez por D1g0 em 28 abr 2013 07:15.