•  
     

Tutorial - Como construir um amplificador de som caseiro para seu smartphone

Veja o vídeo primeiro !



Você já deve ter visto aqueles docks especiais em que você conecta o seu smartphone e transforma o aparelho em um sistema de som completo. O problema é que geralmente esses equipamentos custam caro e nem sempre proporcionam a qualidade sonora desejada.

E se pudéssemos construir um sistema mais simples, porém semelhante, sem gastar nada para isso?


Materiais necessários

1 lata de batatas fritas;
2 clipes prendedores de papel;
2 vasos plásticos de planta;
Papel higiênico;
Cola quente;
Tinta spray (opcional).


Imagem

Os vasos de planta precisam ser plásticos, pois vamos cortá-los. Um dos modelos precisa ser menor do que o outro. O nosso objetivo é encaixá-los de maneira a formar um cone pelo qual o som vai se propagar, imitando o formato de um alto-falante comum.

A tinta spray é opcional. Servirá para pintar o conjunto e dar um acabamento mais elegante. Caso você ache que não precisa, tudo bem.


Iniciando a montagem

Depois de limpar a lata de qualquer vestígio de alimento que tenha sobrado em seu interior, vamos abrir um buraco na parte traseira dela, onde será encaixado o smartphone. Ele deve ficar aproximadamente a dois centímetros do fundo da lata.

Utilizando uma régua, nós medimos a largura do aparelho e fazemos uma abertura na lata para adaptar o smartphone.

Imagem

Depois disso, vamos utilizar os grampos de papel como suportes para que o nosso amplificador de som possa ficar em pé sem rolar para os lados. Posicionamos um de cada lado e, com cola quente, colamos os dois.

Imagem

Para que o som fique com uma qualidade um pouco melhor, sem reverberação ou ruídos, é possível forrar o interior do tubo. Para fazer isso, utilizamos um pedaço de papel higiênico com pouco menos de um metro colocado no interior da lata de batatinhas.

Melhorando o projeto

Apesar de ter ficado simples e funcional, nós podemos dar uma melhorada na qualidade do som. Para isso, vamos construir um segundo modelo, um pouco mais complexo que o primeiro, mas mais bonito e com melhor acabamento.

Para começar, vamos pegar uma segunda lata de batatas fritas. A diferença é que, desta vez, nós vamos pintar a lata com um spray de tinta preta, para dar um aspecto mais bonito ao projeto.

Depois de fazer isso, fazemos como da primeira vez: medimos o smartphone e fazemos uma abertura para encaixar o aparelho.


Imagem

Feito isso, vamos medir aproximadamente 10 centímetros a partir da base da lata até o meio e cortar.

Imagem

Agora, pegamos os dois vasos de plantas que separamos anteriormente. Veja que os dois podem ser encaixados um no outro facilmente, criando um cone bem maior e que deve se adaptar perfeitamente ao bocal da lata de batatas.

O próximo passo é cortar o fundo dos dois potes. Para isso, nós utilizamos uma microrretífica, mas você também pode trabalhar com um estilete sem maiores problemas. Apenas tome cuidado para não se cortar durante o processo.


Imagem

Depois de ter removido o fundo de ambos os recipientes, aplicamos cola quente na parte de cima do pote menor e colamos o maior no local. Em seguida, colocamos mais cola na base do menor e colamos ele na boca da lata de batatas fritas.


Imagem

O formato é semelhante ao de uma corneta ou um megafone.

Para firmar a peça na mesa, seguiremos o mesmo procedimento de antes. Vamos colar os dois grampos de papel na lateral do tubo


Imagem

Pronto, agora é só testar e apreciar o seu amplificador de som que não custou nada.

Dicas gerais

Você pode utilizar qualquer smartphone para esse projeto. A única condição é que ele tenha a saída de som do alto-falante original posicionado na parte de baixo. Outros modelos, como o Galaxy S2, possuem o alto-falante posicionado na parte de trás do aparelho. O sistema ainda vai funcionar sem problemas, basta encaixar o gadget adequadamente.

Portanto, antes de construir esse dispositivo, verifique a posição do alto-falante do seu aparelho. A partir daí, você poderá fazer as modificações necessárias.


Atenção: respeite o próximo. Não utilize esse equipamento dentro de ônibus ou locais públicos.

Fonte


Ressuscitado pela última vez por D1g0 em 14 nov 2013 14:19.