•  
     

Timelapse mostra colagem de retrato gigante que ocupa Minhocão, em SP

Timelapse mostra colagem de retrato gigante que ocupa Minhocão, em SP
Vídeo acelerado mostra em 1 minuto o processo que leva mais de 1 hora.
Projeto 'Giganto' amplia em 6 m de altura retratos de moradores da região.

Quem passa de carro pela Avenida Amaral Gurgel, na região central de São Paulo, não deixa de notar. Há quem vá mais devagar ou aproveite os sinais vermelhos para ver com mais calma. A pé, muitos deixaram de usar as calçadas laterais para ir andando pelo canteiro central sob o Minhocão, sob o risco de ser alvo das goteiras que vazam água acumulada das últimas chuvas.

É o estranhamento e a curiosidade que causa a série de retratos de até 6 metros de altura por 3 metros de largura, mostrando moradores da região "agigantados" nos pilares do Elevado Presidente Costa e Silva, o Minhocão.
O G1 acompanhou na manhã de sábado (19) a execução de uma das 20 colagens do projeto "Giganto", que passaram a ilustrar o local nos últimos dias. O vídeo acelerado em timelapse mostra uma das colagens, feita em pouco mais de uma hora.
A fotógrafa Raquel Brust, autora do projeto 'Giganto' (Foto: Fábio Tito/G1)
A fotógrafa Raquel Brust, autora do projeto 'Giganto'
(Foto: Fábio Tito/G1)
A fotógrafa Raquel Brust, autora do projeto, explica que são 18 retratos de rosto, uma mão e os créditos, colados na Av. Amaral Gurgel e na Av. São João. Durante a colagem, volta-e-meia motoristas passam buzinando e gritando frases de apoio ("Tá do caramba!", "Parabéns!"), e os pedestres menos apressados param e conversam, entendendo melhor do que se trata.
Os retratos são de pessoas que moram ou frequentam a região, algumas das quais passantes mais atentos até reconhecem de uma papelaria ou de alguma esquina. Raquel já fez intervenções do "Giganto" em outros locais desde seu início em 2008, sempre buscando na comunidade os "personagens" que gostaria de destacar.
A intervenção fotográfica passa a ocupar o Minhocão como parte do festival de fotografia PhotoEspaña, evento que acontece em São Paulo de 23 de outubro até 25 de janeiro e contará com uma palestra de Raquel no sábado (26), explicando a execução do projeto e contando um pouco mais das histórias de alguns dos retratados sob o Minhocão.

Imagem

Imagem

Imagem