•  
     

The Last of Us X GTA V

Imagem


The Last of Us é, provavelmente, a canção do cisne do PlayStation 3. Em outras palavras, será lembrado para sempre como o título que encerrou o ciclo da vida do console para abrir espaço ao PlayStation 4.

Imagem


The Last of Us possui muitos elementos a serem discutidos nesta análise, mas precisamos começar por algum lugar. Começaremos pela história, portanto. Um fungo, chamado "ophiocordyceps unilateralis", que normalmente ataca formigas, sofre mutação e começa a atacar humanos. Um humano infectado pode transmitir o fungo através da mordida - algo que busca fazer quando o fungo está controlando sua mente. Por causa disso, 20 anos depois, cerca de 60% da humanidade está infectada. Quanto mais tempo a pessoa se encontra infectada, mais forte o fungo fica. Assim, encontramos diferentes tipos de infectados ao longo do jogo, sendo os mais populares os "Runners" e "Clickers" (serão discutidos mais adiante).

Imagem


Nós acompanhamos The Last of Us na visão de Joel. No dia que o "apocalipse fungal" acontece, Joel tenta fugir da cidade, mas algo horrível acontece. 20 anos mais tarde, com o mundo praticamente tomado pelo fungo, temos cidades abandonadas e com a natureza tomando conta delas, infectados por vários cantos e diferentes grupos de pessoas tentando sobreviver. Basicamente há dois tipos: os "Fireflies" (vaga-lumes) e os "Hunters" (caçadores). O primeiro é uma espécie de sociedade que busca uma cura, enquanto que o segundo faz o que for necessário para sobreviver - mesmo que seja matar os que não são infectados. Joel acaba recebendo uma missão da líder do grupo Fireflies para levar Ellie, uma pequena garota que é especial, para o seu grupo. O motivo disso? Não podemos contar. The Last of Us é muito focado em sua história, e qualquer detalhe que contarmos pode estragar sua surpresa.

Imagem


The Last of Us possui uma história excelente. Além da forma que ela se desenvolve que por sua vez prende o jogador para saber o que acontecerá logo em seguida, tanto o seu início quanto o seu final são inesperados. É claro, há momentos que você fica "bom, tá na cara que essa pessoa vai morrer cedo ou tarde" - e isso realmente ocorre, mas posso garantir a você que dificilmente acertará a maneira como isso acontece.

Imagem


The Last of Us é sensacional em diversos sentidos. O multiplayer pode ser limitado, mas não deixe que ele afete sua opinião. Sua campanha single dura aproximadamente 12 a 15 horas. As dificuldades variadas farão você aproveitar mais do jogo. Há inúmeros colecionáveis, inúmeros extras a serem abertos (artworks e afins) e há também um New Game+. Ou seja, é um pacote completo. Há muitos elementos que surgem no game e não queremos estragar sua surpresa - portanto acredite, a experiência será única.

Imagem


GTA V é o cerne da série evoluído a partir de seu estado mais puro, uma amostra da convergência entre narrativa e interatividade, descompromisso e profundidade - o game perfeito para encerrar a geração mais lucrativa da indústria.

Imagem


Franklin, Michael e Trevor são o passo à frente da Rockstar em GTA V. A maneira como a união de três histórias em uma jornada foi realizada é sem precedentes. O sistema de troca funciona de maneira simples a ponto do jogador renegar a complexidade da função. Além dos aspectos técnicos e do cuidado gráfico (a visão aérea muda de acordo com o clima), a mudança entre os protagonistas transfere elementos de narrativa e jogabilidade em questão de segundos.

Imagem


Nas mãos de apenas um controlador estão três vidas distintas, que são transferidas de imediato ao jogador - os poucos segundos após a mudança são essenciais para o cérebro processar a troca. De forma implícita, a Rockstar faz isso ser uma composição imprescindível para a construção dos personagens. Franklin tem problemas com os amigos de infância, Trevor, com a mãe e companheiros e Michael, com a família; aspectos como estes são aprofundados a partir das trocas, um exemplo perfeito da interação entre controle e história.

Imagem



De um jeito próprio, cada protagonista toma um lugar especial no cânone de GTA. O roteiro principal, que aos poucos envolve os três em uma história de roubo, conspiração e amizade, não tem a profundidade ou o peso de Red Dead Redemption, por exemplo; mas nem por isso deixa de ser envolvente. Como instrumento de imersão a Rockstar usa Franklin, o mais jovem do trio. Ele representa os olhos e as mãos do jogador frente à experiência de Michael e à honestidade surtada de Trevor.

Imagem


A tarefa mais difícil de todo o game é superar as próprias expectativas; criadas a partir de um histórico exemplar. Desafio este cumprido com louvor. GTA V avança na combinação entre controle e narrativa, mas marcará a geração pelo arrebatamento gráfico e a exploração de um mapa tão real quanto qualquer cidade verídica. Sem se apoiar em mecânicas de outras mídias, mas com inspiração em histórias do cinema e da própria franquia, a Rockstar criou um produto definitivo. GTA V é o sinônimo da liberdade e interatividade que os games podem oferecer.

Fonte: Omelete | GameVicio