Gostei do Tutorial

Sim
2
100%
Não
0
Sem votos
Excepcional!
0
Sem votos

Total de votos: 2

•  

Sistema de Cadastro de usuários - PHP, JQuery,JavaScript e MySQL.

Temos que saber como o sistema vai funcionar, então vamos esquematizar em partes:

Uma pagina que contenha um formulário de cadastro qualquer; esse formulário , por algum motivo, tem um campo CPF, e eu quero que nele tenha um limite de caracteres digitados e que o usuário não digite qualquer coisa; devo ter campos na minha tabela do banco de dados que sejam relacionadas aos campos do formulário.
uma pagina PHP que faça tudo que preciso, desde a verificação do cpf se ja está cadastrado(pois ninguem tem o cpf igual, então se alguem digitar um cpf que ja está cadastrado,não será possivel criar a conta.) ou não, e se nao estiver cadastrado o script cadastrar o que está no formulário ,dentro do banco de dados.

Criando a 1º parte:

Definir as variáveis e criar o banco de dados.
*Eu quero que nesse formulário de cadastro exista os campos: Login,Nome,CPF,Senha.
*Quero que cada cadastro tenha um id diferente um do outro, serão ordenados em ordem crescente começando do 1(ou seja, essa vai ser minha chave primária, como também poderia ser cpf pois só existe 1 cpf por pessoa, mas é melhor que seja id para que fique mais organizado).
*login terá no limite de 15 caracteres,deverá ser avisado para o usuário na hora do cadastro.
*nome terá limite de 45 caracteres para o nome completo do cidadão...(vai saber)
*cpf terá no maximo 14 caracteres que será o que vai ser definido na mascara jquery(voce vai ver isso mais a frente)
*senha limite de 45 caracteres

Código: Selecionar todos

CREATE TABLE `SUA_DATABASE`.`users` (
  `id` INT(5) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  `login` VARCHAR(15) NOT NULL,
  `nome` VARCHAR(45) NOT NULL,
  `cpf` VARCHAR(14) NOT NULL,
  `senha` VARCHAR(45) NOT NULL,
  PRIMARY KEY (`id`));

Não esqueça de Substituir SUA_DATABASE pelo nome da sua database.

2º Pagina que conterá o formulário de cadastro

<!doctype html>
<html>
<head>
<script type="text/javascript" src="js/jquery-2.1.0.js">/*Incluir nessa pagina a biblioteca jquery para que ele possa ser lido por essa pagina*/</script>
<script type="text/javascript" src="js/jquery.maskedinput.js">/*incluir nessa pagina a biblioteca individual para criar mascaras com jquery.*/</script>
<script>/*usar as 2 bibliotecas adicionadas anteriormente e ler a função que irei criar aqui dentro*/
			    jQuery(function($){
	    		    $("#cpf").mask("999.999.999-99");/*achar e selecionar o ultimo input que tenha o id cpf e nele inserir uma mascara que ao ser digitado qualquer numero(representado pelo 9) seja separado pelos . e - que coloquei*/
				});
</script>
<meta charset="utf-8">
<title>Documento sem título</title>
</head>
<form action="cadastro.php"  method="post"> 
	<div> 
    	<label for="login">Login</label><input type="text" id="login" name="login">
    </div>
    <div>
    	<label for="nome">Nome</label><input type="text" id="nome" name="nome">
    </div>
    <div>
    	<label for="cpf">CPF</label><input type="text" id="cpf" name="cpf" >
    </div>
    <div>
		<label for="senha">Senha</label><input type="password" id="senha" name="senha">
	</div>
     <button type="submit">Entrar</button>

</form>
<body>
</body>
</html>

Notas :
#Lembrem-se que o código está todo comentado, então prestem atenção.
#Disponibilizarei em anexo a pasta com as 2 bibliotecas jQuery.

Criando 2º Parte

nome do arquivo que usei para o PHP: cadastro.php .

<?php 
$login = $_POST['login']; /*Pegar o login digitado no formulário*/
$nome = $_POST['nome'];/*pegar o nome digitado no formulário*/
$cpf = $_POST['cpf'];/**pegar o cpf digitado no formulário*/
$senha = $_POST['senha'];/*pegar a senha digitada no formulário*/
$hostname = "localhost";/*servidor local, onde está a database.*/
$sqlLogin = "LOGIN";/*login do database*/
$sqlSenha = "SENHA";/*senha da database*/
$database = "BANCO_DE_DADOS";/*banco de dados especifico que deverá ser usado*/
$connect = @mysql_connect($hostname, $sqlLogin, $sqlSenha ) or die("Sem conexão com o servidor");/*conectar na database*/
$select = mysql_select_db($database) or die("Banco de dados não existe ou conexão falha!");/*selecionar o banco de dados dentro da database, caso não exista, irá aparecer esta mensagem.*/
$query_select = "SELECT cpf FROM users WHERE cpf = '$cpf'";/*procurar na coluna CPF que está dentro da tabase users, alguma linha que esteja igual a digitada no formulário*/
$select = mysql_query($query_select,$connect);/*selecionar a linha de cpf que foi encontrada anteriormente*/
$array = mysql_fetch_array($select);/*pegar o que estava escrito na celula do cpf que foi encontrada anteriormente */
$cpfarray = $array['cpf'];/*colocar o que foi pego na celula dentro de uma variável*/

if($cpf == "" || $cpf == null){/*tiverem deixado input do cpf no formulário em branco ou ele tenha retornado nulo.*/
        echo"<script language='javascript' type='text/javascript'>alert('todos os campos devem ser preenchidos');window.location.href='index.php';</script>";/*se isso for verdade: incluir uma mensagem em javascript na index que falará que todos os campos devem ser preenchidos e logo após  voltar para a pagina do formulário*/

}else{/*se não for verdade, ou seja, o cpf for digitado */
            if($cpfarray == $cpf){/*verifique se o cpf que foi achado no banco de dados(se ele tiver sido achado) é igual ao digitado no formulário*/

echo"<script language='javascript' type='text/javascript'>alert('Esse cpf já está cadastrado.');window.location.href='index.php';</script>";/*se o script julgar que os cpfs são iguais , ou seja, ele ja estava cadastrado, irá mostrar essa mensagem em javascript*/
                die();/*equivalente a exit(); — Mostra uma mensagem e termina o script atual*/

}else{/*se o script não achar nenhum cpf cadastrado no banco de dados que seja igual ao digitado no formulário, agora vai fazer o cadastro*/
                $query = "INSERT INTO users (login,nome,cpf,senha) VALUES ('$login','$nome', '$cpf' , '$senha')";/*vai inserir dentro da tabela users nas colunas login, nome, cpf e senha , os respectivos valores.*/
                $insert = mysql_query($query,$connect);/*uma variável de retorno que voltará verdadeiro se a inserção ocorrer normalmente ou falso se não ocorrer normalmente*/
                    if($insert){/*se $insert for verdadeiro faça*/
                    echo"<script language='javascript' type='text/javascript'>alert('Usuário cadastrado com sucesso!');window.location.href='login.php';</script>";/*mostre uma mensagem em javascript dizendo que o usuario foi cadastrado com sucesso, e direcionar o usuário para a pagina de login(ensinei em outro tutorial)*/
                }else{/*se não, o usuário não foi cadastrado por algum motivo.*/
                    echo"<script language='javascript' type='text/javascript'>alert('Não foi possível cadastrar esse usuário');window.location.href='index.php';</script>";/*mostrar a mensagem...*/
                }
            }
        }

?>

Notas:
#tutorial feito por mim, pode ser utilizado em conjunto com meu tutorial anterior no link: aprendendo-a-fazer-um-sistema-de-login-php-e-mysql-t37170.html com uma pequena adaptação no banco de dados(que no primeiro é mais reduzido).
#Duvidas: [email protected]
#postarei 2 tutoriais por semana, esse foi o ultimo dessa.
#Caso queira pedir um tutorial de alguma coisa que ache interessante também me envie por email que eu posto no final de semana.
#dispensem erros de português
#se for postar em outro fórum, pedir minha permissão!
Anexos
js.zip
pasta zipada contendo as bibliotecas jQuery usadas.
(72.86 KiB) Transferido 248 vezes