•  
     

Saiba porque a lua não cai sobre a terra.

Por que a Lua não cai na Terra?

Todos os objetos se atraem gravitacionalmente e a força com que a Terra atrai a Lua é a mesma com que a Lua atrai a Terra.
A Lua gira em volta da Terra, e sua trajetória, isto é, o caminho que ela percorre pode ser considerado circular.
Para existir um movimento circular, é preciso que a força resultante aponte para o centro da circunferência, isto é, uma força centrípeta.
Então a Lua tem aceleração centrípeta, que muda a direção do movimento, isto é, a direção da velocidade, mas não muda o seu valor.
Dizemos que a Lua está em órbita ao redor da Terra e aí permanece. Para colocar um objeto em órbita ao redor da Terra, como fazemos com os satélites artificiais, devemos lançá-lo com uma certa velocidade mínima, chamada de “velocidade de escape”.
Só quando o objeto é lançado com velocidade maior ou igual à velocidade de escape ele pode “entrar em órbita” ao redor da Terra. A Lua tem uma velocidade maior do que a de escape. Além disso, a distância que ela percorre é bem grande, chegando a ser maior que toda a circunferência da terra! Ou seja, ela está caindo eternamente sobre a Terra mas, ao mesmo tempo em que cai, ela anda para o lado. Por isso nunca atinge a superfície da Terra. Observe a figura abaixo.

http://3.bp.blogspot.com/-e0vwL6roBKs/Tmbn11ktAbI/AAAAAAAAAP4/ILIoP_Pu6NQ/s1600/por+que+a+lua+nao+cai.gif
 
Tópico criado na categoria errada, teria que ser na categoria Mundo > mundo-f1309.html
 
gostei brother , bom topico...
 
(A)bin(S)ur Escreveu:gostei brother , bom topico...


Aii sim em pq nao cai seria dahora kkkkkkk
 
Boa mano , gostei s do tópico eh uma curiosidade de varias pessoas rs