•  
     

Review PlayStation Camera: conheça o 'Kinect' do PS4

O PlayStation 4 conta, como acessório extra, com a PlayStation Camera, uma grande evolução em relação à EyeCamera compatível com o PS3. Se o Xbox One tem um Kinect melhorado, o PlayStation também pode ter. O produto é vendido separadamente do console, e o Connect Games Brasil testou suas possibilidades para avaliar se o investimento é valido. A resposta você confere no review completo da PlayStation Camera abaixo.

Confira também o Review do PS4 e do DualShock 4.

Imagem


Encontrar a PlayStation Camera no Brasil, assim como qualquer acessório e até mesmo os jogos do PlayStation 4 não é fácil. Nos Estados Unidos, porém, é fácil comprar a nova câmera da Sony para seu mais recente console. Ela custa US$ 59,99 (cerca de R$ 150 – sem impostos) e está à venda nos principais sites e lojas físicas.

Visual arrojado e eficiência na captura

O visual e a qualidade da captura de imagem e áudio da PlayStation Camera está muito à frente da sua antecessora, a PlayStation Eye. A nova câmera conta com duas lentes para registrar imagens e quatro microfones para o som. Assim, não deixa passar nada.

Imagem


O Connect Games Brasil testou a câmera tanto no PlayRoom quanto em transmissões de gameplay, e ela se saiu muito bem. O áudio é capturado de maneira ótima, mesmo com a distância recomendada de dois metros da câmera, e a qualidade da imagem é muito boa (720p).
Além disso, o design arrojado da câmera merece destaque. Ela tem uma aparência bem interessante e adequada aos moldes do PlayStation 4 e do DualShock 4. A Sony acertou em cheio no desenvolvimento destes aspectos na PlayStation Camera.

Configuração sem qualquer dificuldade

Configurar a PlayStation Camera é muito simples. E o processo é todo guiado pelo PS4. Quando ele detecta que há uma câmera, já pergunta logo se você quer fazer registro do rosto e passa as instruções para ativar o reconhecimento facial.

Caso não deseje, é só optar por pular esta parte. Depois, acessando o PlayRoom, todas as dicas, como melhor posicionamento da câmera e distanciamento do usuário dela, são passadas, explicando como otimizar o uso da PlayStation Camera no seu console.

Posicionar a câmera é bem fácil, e a recomendação é de colocá-la a cerca de 50 cm do chão, voltada para a frente. Ela vem com um acessório para plugá-la na televisão e pode ser utilizada também sobre um rack.

Poucos recursos disponíveis

O PlayStation 4 ainda não tem muito a oferecer em termos de interação com a câmera. Há o PlayRoom, um jogo de realidade aumentada bastante simples, apesar de ter uma série de animações interessantes, e a transmissão de jogos ao vivo. Mais nada.

Imagem


A transmissão dos jogos funciona muito bem. O usuário pode colocar seu rosto na tela, ao lado do streaming tradicional do game, e ir comentando o gameplay conforme ele vai sendo exibido. Isso é um recurso bastante interessante.

Porém, o número de games que têm compatibilidade com a câmera ainda é pequeno. O único dos principais lançamentos onde é possível controlar tudo com movimento é o Just Dance, de dança.

Imagem


Alguns jogos aceitam comandos de voz, com o NBA 2K14, mas ainda não há quantidade significativa de adeptos dos comandos de movimento entre os games da plataforma. Por isso, adquirir uma PlayStation Camera não é uma necessidade imediata.

A não ser que você goste muito de Just Dance ou queira fazer transmissões de gameplay em que você apareça ao lado comentando – ideal para canais de games, por exemplo. No geral, o recomendado é aguardar o ano que vem para ver se surgem novos recursos.

O potencial para ela se tornar um acessório muito interessante existe. Resta saber se ele vai ser explorado. A tendência é de que, muito provavelmente, sim. No entanto, somente o tempo, e a demanda por conteúdo com estas características, poderão dizer.

Expectativas para o futuro

Entre as possibilidades especuladas para a PlayStation Camera estão rastreamento de olhos, mais jogos com realidade aumentada, controle de voz sobre aplicativos em geral, novidades para o PlayRoom, e, quem sabe, o uso das tecnologias de captura de rostos para portar faces para games e até garantir a segurança de consoles e contas.

Imagem


Além disso, a Sony confirmou que mais comandos de voz e suporte a controles gestuais também serão adicionados ao próprio dashboard do PS4 nas próximas atualizações. Nos jogos, a tendência é de que também surjam mais games de fitness, esportes, dança e de temas em geral que possam aproveitar estas possibilidades oferecidas pela câmera.

Ainda não se sabe o que virá de concreto, mas é certo que 2014 será um ano importante para o PlayStation 4, com possíveis grandes lançamentos e anúncios de novidades, e as expectativas para a PlayStation Camera são as melhores possíveis. Resta saber se elas serão cumpridas pela Sony.

Conclusão

A PlayStation Camera é uma grande evolução em relação à EyeCamera do PlayStation 3. Sua resolução é ótima, a captação de áudio atua muito bem e há grandes expectativas sobre ela para o futuro. No entanto, atualmente, não é um acessório de que os gamers precisem de imediato. O portfólio de games que têm funcionalidades que são compatíveis com a câmera ainda é muito pequeno, e o PlayRoom parece ser um projeto ainda em desenvolvimento.

Saiba mais em : Connect Games Brasil

Material de : Connect Games Brasil