•  
     

Renovado, Massa volta a palco de polêmica ordem da Ferrari em 2010

No GP da Alemanha deste ano, piloto pisa pela 1ª vez em Hockenheim desde episódio da famosa mensagem 'Fernando está mais rápido que você'

Neste fim de semana, Felipe Massa retorna a Hockenheim dois anos depois do polêmico GP da Alemanha de 2010, marcado pela ordem da Ferrari para que cedesse a vitória ao companheiro Fernando Alonso, em um jogo de equipe que causou revolta no mundo do automobilismo. É a primeira vez que o piloto pisa no circuito desde o episódio, já que em 2011 o GP da Alemanha foi disputado em Nurburgring.
Uma vitória naquele dia 25 de julho de 2010 seria simbólica para Massa. Fazia exatamente um ano do acidente que quase lhe tirou a vida nos treinos classificatórios do GP da Hungria de 2009. E o domingo acabou mesmo sendo marcante, só que pelo lado negativo. Após uma largada fantástica, em que superou Alonso e Sebastian Vettel, o brasileiro liderava a prova quando a 18 voltas do fim recebeu a famosa mensagem pelo rádio “Fernando está mais rápido que você”. Depois de resistir inicialmente, ele cedeu a liderança ao espanhol e terminou na segunda posição.

Imagem


- Isso deve ter abalado a auto confiança dele. Felipe foi sentindo perder espaço dentro da equipe para Alonso. E quando veio aquela ordem, a casa dele caiu. Seria sua recuperação, era um ano depois do acidente em que ele quase morreu. Era simbólico. Aquilo teria mudado a história. Ali ele percebeu que não tinha o apoio que tinha antes – analisou o comentarista da TV Globo, Luciano Burti.
E de lá para cá, os resultados realmente não são bons. Antes do episódio, o piloto obteve 30 pódios em 72 corridas. Depois, foram apenas dois em 37 provas, nenhum no lugar mais alto. Mas a maré parece ter mudado e a confiança está de volta. Ciente de que os maus resultados influíram no lado psicológico, Massa admitiu ter buscado ajuda especializada recentemente. Renovado e motivado com as boas atuações nas últimas provas e o 4º lugar no GP da Inglaterra, o brasileiro retorna ao palco do indigesto episódio. Quem sabe o GP da Alemanha deste ano marque uma nova reviravolta na carreira de Massa, dessa vez para os áureos tempos de 2008, quando lutou até a última curva pelo título mundial.
O GP da Alemanha, décima etapa da temporada 2012, será disputado de 20 a 22 de julho.
Os treinos livres começam nesta sexta-feira (5h, horário de Brasília) e terão transmissão do SporTV. O treino classificatório está marcado para sábado, 9h, mesmo horário da prova no domingo, ambos com transmissão ao vivo da TV Globo.

Fonte: GloboEsporte
  •