•  
     

[Curiosidade] Quais os imãs mais fortes da Terra?

Os ímãs são objetos com campos magnéticos. A força dos imãs atrai metais, como o ferro, o níquel e o cobalto.

Existem muitos tipos de imãs, como os ímãs permanentes ou inflexíveis, que criam seu próprio campo magnético o tempo todo; e os ímãs temporários ou flexíveis, que só produzem campos magnéticos na presença de um outro campo magnético.

Também existem os eletromagnetos, que produzem campos magnéticos só quando a eletricidade passa por sua estrutura.

Dependendo do seu material de fabricação, os ímãs produzem forças diferentes, mais fortes ou mais fracas. De uma maneira geral, temos ímãs de alnico compostos por alumínio, níquel e cobalto. Todos esses tipos são mais fortes do que os ímãs de cerâmica.

Os tipos de imãs mais fortes da Terra são justamente os que fazem parte de uma categoria chamada de metais de terras raras, como os ímãs de neodímio, que contêm ferro e boro; e os ímãs de cobalto-samário, que combinam o cobalto com o elemento de terras raras.

Pesquisas de cientistas também descobriram que os polímeros magnéticos são ímãs plásticos. Estudiosos dos Estados Unidos desenvolveram o maior imã do mundo, chamado de Split Magnet, projeto feito com dois imãs de alto magnetismo. A potência gerada pelo imã é de 25 Tesla, equivalente a 500 mil vezes o total do campo magnético do planeta Terra.

O Split Magnet é hoje o imã mais forte da Terra. Ele será usado em pesquisas da área de Física, Química e Bioquímica, como em medições ópticas, no estudo da estrutura eletrônica de materiais e no desenvolvimento de células fotoelétricas e semi-condutores para computadores.

Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/


Ressuscitado pela última vez por DDS em 11 nov 2014 20:40.