•  
     

Prós e Contras do WordPress e Blogger

Imagem


O WordPress e o Blogger são duas das plataformas mais utilizadas na criação de blogs, cada um com suas vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em consideração por quem deseja iniciar um novo blog.
Abaixo você pode conferir uma lista com as principais vantagens e desvantagens oferecida por cada uma destas duas plataformas, que podem te ajudar na hora de iniciar um novo projeto.

WordPress

Imagem


O WordPress oferece duas versões de sua plataforma, sendo uma que pode ser criado facilmente no WordPress.com e também um pacote que pode ser baixado no WordPress.org e instalado em um servidor apropriado.
Basicamente, a diferença entre os dois está no fato de que o WordPress.com é mais limitado, não permitindo editar ou instalar novos templates, adicionar novos plugins ou adicionar publicidades, enquanto que no WordPress instalado você tem muito mais liberdade para fazer tudo isso.

Prós do WordPress:

Templates

WordPress.org – Permite adicionar novos templates e também editá-los de uma forma mais fácil em relação ao Blogger (mas mesmo assim terá que ter algum conhecimento técnico para isso).
WordPress.com – Não permite adicionar ou editar templates.

Plugins

WordPress.org – Permite adicionar novos plugins que dão mais funcionalidades a plataforma, como é o caso de contadores de visitas, melhoramentos na navegação, backups automáticos, sistemas de newsletter e etc.
WordPress.com – Tem um número limitado de plugins e não permite adicionar plugins novos.

Proteção por senha

WordPress.org e WordPress.com – Permitem proteger qualquer página ou post com uma senha, impedindo que qualquer pessoa tenha acesso ao conteúdo.

Maior controle sobre os dados do blog

WordPress.org – Você tem acesso total ao banco de dados e os arquivos que compõem o blog, o que dá liberdade para ter uma cópia local de seu blog e movê-lo para outra hospedagem a qualquer momento. Você é dono do seu conteúdo.
WordPress.com – Não permite acessar os arquivos ou o banco de dados. No entanto, isso só seria um problema caso seu blog esteja fora das diretrizes de uso do próprio WordPress, que neste caso poderia deletar a sua conta.

URLs amigáveis

WordPress.org e WordPress.com – O WordPress permite customizar a URL dos posts e páginas, tornando mais amigáveis para os buscadores.

SEO

WordPress.org e WordPress.com – O WordPress por si só já é melhor em relação a SEO e fica melhor ainda depois de instalar alguns plugins como o All in One SEO Pack, que oferece uma melhor customização dos títulos dos posts (que aparece no topo dos navegadores), meta tags, descrição e etc.

Empresas de hospedagens oferecem a instalação do WordPress com 1 clique

WordPress.org – Quem deseja optar pelo WordPress instalado, poderá usufruir do sistema de auto instalação oferecido pela maioria das empresas de hospedagem de sites.

Criação de páginas infinitas

WordPress.org e WordPress.com – O WordPress permite criar páginas estáticas infinitas, ao contrário do Blogger que atualmente só permite adicionar 20.

Contras do WordPress:

Maior conhecimento técnico

WordPress.org – Um blog instalado exige maior conhecimento sobre os procedimentos relacionados a publicação de arquivos, preparação do banco de dados e instalação do WordPress, o que não acontece no Blogger ou no WordPress.com

Não é de graça

WordPress.org – Para ter um blog instalado é necessário adquirir uma hospedagem profissional (as hospedagens grátis não são recomendadas) e 1 domínio próprio, o que pode custar algo em volta de R$15,00 por mês.

Mais responsabilidades

WordPress.org – Para que seu blog esteja seguro, é necessário que você cuide de realizar backups periódicos para se prevenir em caso de uma catástrofe. Além de estar encarregado de verificar se tudo está funcionando corretamente com o servidor de hospedagem.

Publicidade

No WordPress.com é proibido a inclusão de qualquer tipo de publicidade, tanto é que as publicidades do Google Adsense não aparecem de jeito nenhum no blog.

Domínio

WordPress.com – É necessário pagar uma taxa que dá direito a utilizar um domínio. Depois disso ainda será necessário comprar o domínio em um site de venda de domínios.

Blogger

Imagem


O Blogger é uma plataforma oferecida gratuitamente pelo Google, que também permite criar blogs incríveis, mas que não são tão bons em relação a customização e otimização para os buscadores.

É Grátis

Desde que você opte pelo subdomínio grátis (seublog.blogspot.com), você não precisa pagar nada, mas se quiser adquirir um domínio, terá que desembolsar $10 por ano.

Templates grátis

O Blogger também conta com centenas de templates grátis e você pode editá-los livremente (desde que tenha o conhecimento necessário).

Não precisa se preocupar com backup

O próprio Google se encarrega de cuidar do backup de seus arquivos e do banco de dados.

É mais fácil para se cadastrar no Google Adsense

Quem tem uma conta no Blogger, tem mais facilidade para criar uma conta no Google Adsense para ganhar dinheiro com o blog.

Proteção por senha

O Blogger apenas permite adicionar um usuário e senha para o blog que abrange o blog todo, diferente do que acontece com o WordPress que permite proteger páginas individuais.

Contras do Blogger:

Não permite armazenar outros tipos de arquivos

O Blogger somente oferece a hospedagem de imagens e vídeos (embora o Youtube seja melhor para isso). Se precisar armazenar outros tipo de arquivos, terá que utilizar serviços de armazenamento oferecidos por terceiros. No WordPress.org você não tem este tipo de problema.

Não oferece categorias

O Blogger não permite organizar o conteúdo por categorias como acontece no WordPress. A única forma de organizar o conteúdo por seções é através dos marcadores, que são conhecidos por TAGS no WordPress.

Não permite editar comentários

Você não pode editar os comentários deixados pelos visitantes.

Não permite editar a URL dos posts

A URL dos posts não pode ser editada.

Não permite adicionar meta tags individuais

Você somente tem a opção de adicionar meta tags de uma forma generalizada, que aparece igual em todos os posts e páginas do blog.

Não permite editar os títulos

O Blogger não permite adicionar um título para as páginas (que aparece no topo dos navegadores) diferente dos títulos dos posts, o que pode atrapalhar um pouco a otimização do blog.

Reputação ruim

De uma forma geral, o Blogger tem uma má reputação devido aos montes de blogs spams que são criados diariamente. O que pode levar muitas grandes empresas a bloquearem o acesso de seus funcionários a qualquer blog que utilize um subdomínio oferecido pelo Blogspot.com.

Templates com código sujo

Os templates do Blogger em sua maioria contém códigos desnecessários e também carregam todo o CSS dentro do mesmo arquivo XML, o que aumenta o tempo de carregamento do blog e pode prejudicar no posicionamento do blog nos buscadores.

Conclusões

Para resumir, eu diria que o Blogger e WordPress.com são mais recomendados para quem deseja criar um blog pessoal ou mesmo que pretenda criar um blog profissional, mas ainda não tem certeza de que dará continuidade no projeto. Digo isso porque a maioria dos blogueiros abandonam seus blogs nas primeiras semanas.


FONTE
 
Belo Tópico ^^ @UP
 
{B}lαck Lαbєl Escreveu:Belo Tópico ^^ @UP

Já Leu? kkkkk`

@Topic

Eu continuo não aceitando Blogers e etc mano, tipo paga é mais justo e.e com várias opções e vantagens!
 
Mano é muita coisa pra le, fiquei com preguiça na primeira linha