•  
     

Os 10 materiais mais estranhos e interessantes da atualidade.

Aerogel

É conhecida como a "fumaça sólida". Trata-se em realidade da ovelha negra dos sólidos, um sólido transparente tão leve como o ar mas que suporta mais de mil vezes seu próprio peso e resiste a 1.300 ºC.

Imagem


Nanotubos de carbono

As novas estrelas da ficção científica e dos cientistas que sonham com um elevador que nos leve ao espaço. Os nanotubos são moléculas com forma de cilindro, corpo geométrico que lhes garante ser a microestructura mais resistente do mundo, 300 vezes mais que o aço. Ademais, por sua peculiar forma, os nanotubos podem conduzir por seu interior fluxos de outros átomos ou de elétrons.

Imagem


Ferro-fluído

Diferentemente dos fluídos não-newtonianos que são elementos instáveis entre os sólidos e os líquidos e que adotam o comportamento de um ou de outro segundo como são manipulados. Os ferro-fluidos, ao contrário, são metais líquidos e frios que mudam de forma de acordo às ondas eletromagnéticas presentes no ambiente, e criam caprichosas figuras como você pode ver neste post.

Imagem


Metamateriais

Chamam-se assim a todos os materiais que devem suas propriedades físicas não a sua composição química senão ao desenho de sua estrutura. Sua maior exploração é na área óptica, porque possuem índices de refração negativos, ou seja, não curvam a luz e as ondas eletromagnéticas de forma predizível: a onda propaga-se no sentido inverso ao que a energia incide sobre eles; é muito raro. Este fenômeno torna possível usá-los para construir lentes de aumento tão potentes e livres de distorção que podem amplificar a nível visível o campo magnético de um objeto. Também são usados para fazer alinhamento do raio laser na construção de hologramas de alta resolução, e ademais começam a utilizá-lo para a fabricação de mantos de invisibilidade. Também, alguns metamateriais, possuem índices de refração negativa de ondas sonoras que futuramente poderão ser aplicados em tecnologias de anti-som.

Imagem


Diamante

Costumamos pensar no diamante como algo caro, mas a verdade está bem além disso. É um dos materiais mais resistentes e é muito leve, sua condução de calor é quase perfeita e seu ponto de ebulição é o mais alto dentre todos os materiais do planeta. E ao contrário dos que muito pensam, não é só usa para fazer alianças e jóias; é hoje em dia é o elemento ideal na construção de engrenagens e peças móveis de motores que exigem altíssimos rendimentos, como os dos aviões de combate.

Imagem


Fulerenos

Outra configuração fantástica do carbono, como os nanotubos e o diamante. Neste caso, suas moléculas caracterizam-se pelas formosas figuras geométricas que podem adotar, formas quase esféricas compostas de hexágonos e pentágonos em perfeito equilíbrio e simetría, que se fecham sobre si mesmos e até podem conter outro tipo de moléculas dentro deles. Foi chamada "a molécula mais bela", e não só por sua forma se não por suas particulares características de super-condutividade e resistência térmica e suas aplicações em nano-engenharia e nano-medicina.

Imagem


Plasma

É considerado o quarto estado da matéria, após o líquido, o sólido e o gasoso, um estado que adquire certos elementos ao estar "super-magnetizado". Há diferentes tipos de plasma, entre eles o encontrado em tormentas elétricas e nas auroras, dentro dos aceleradores de partículas e reatores de fusão, nos televisores homônimos e tubos fluorescentes, no Sol e toda classe de fenômenos cósmicos como as nebulosas. Geralmente são formados por íons e elétrons livres que não podem ser combinados entre si devido a sua alta temperatura, comportando-se como uma espécie de nuvem de gás elétrico.

Imagem


Metais amorfos

São metais com uma estrutura atômica desordenada, e são criados na fundição de diversos metais enfriando-os rapidamente antes de que consigam alinhar suas moléculas da forma habitual. Normalmente, a estrutura atômica do metal é cristalina, o que significa que a união de suas moléculas são débeis. Os metais amorfos, ao contrário , adquirem formas mais heterogéneas que lhes permitem suportar grandes quantidades de calor, transportar eletricidade sem grandes perdas e ser muito flexíveis comparados com outros metais.

Imagem


Espuma metálica

A espuma metálica é um material produzido pela mistura de aluminio e certos gases. O resultado é uma espécie de esponja metálica tão resistente que se projetada para uso na construção de uma colônia espacial ainda assim irá flutuar na água.

Imagem


Alumínio transparente

Os barcos, os edifícios e as naves espaciais, por assim dizer, não podem ser transparentes. Mas se na sua construção fossem usados o alumínio transparente a realidade poderia ser outra. O alumínio transparente é um material cerâmico formado por diminutos cristais que lhe dão o aspecto de um vidro mas com três vezes mais que a resistência do aço. Até bem poucos anos atrás este material era sonho da ficção científica (Jornada nas Estrelas 4) e hoje já é uma realidade e é conhecido como ALONTM.

Imagem


Fonte: Mdig
 
meu irmao tem um plasma !! MT MASSA !! :))
 
Nossa man zika demais tudo faz parte da fisica !!! Bom pra conhecimento de certas palavras ! Muita coisa ai não sabia !