•  
     

O que é bullying?

Imagem

Bullying é uma situação caracterizada por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo “ameaçar, intimidar”.

Grande parte das pessoas confunde ou tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. No entanto, tal conceito é mais amplo. O bullying é algo agressivo e negativo, executado repetidamente e ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Desta forma, este comportamento pode ocorrer em vários ambientes, além da escola: em universidades, no trabalho ou até mesmo entre vizinhos.



Basicamente, a prática do bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, geralmente mais acomodadas, passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém ou sobre um grupo. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social.

No ambiente de trabalho, a intimidação regular e persistente que atinge a integridade e a confiança da vítima é caracterizada como bullying. Entre vizinhos, tal prática é identificada quando alguns moradores possuem atitudes propositais e sistemáticas com o fim de atrapalhar e incomodar os outros.

Falando especificamente do ambiente escolar, grande parte das agressões é psicológica, ocasionada principalmente pelo uso negativo de apelidos e expressões pejorativas criados para humilhar os colegas. O papel da escola é informar aos professores e alunos o que é e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática – “prevenir é o melhor remédio”. A atuação dos professores também é fundamental. Há uma série de atividades que podem ser feitas em sala de aula para falar desse problema com os alunos. Pode ser tema de redação, de pesquisa, teatro etc. É só usar a criatividade para tratar do assunto.

Claro que não se pode banir as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. O que a escola precisa é distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. Ao perceber o bullying, o professor deve corrigir o aluno. Em casos de violência física, a escola deve tomar as medidas devidas, sempre envolvendo os pais. Bullying só se resolve com o envolvimento de toda a escola - direção, docentes e aluno - e a família.


Serviço de Orientação Educacional e Psicologia Escolar.


Não acontecer isso somente em escolas publicas mais sim também no fórum!


 
Então tipo assim meu nome é meio g4y qeria mudar para 1 mais ____ tipo Justin Bieber etc.. Assim acho que eu não seria mais billynado .-. :cry:
 
รkяillєx_ Escreveu:Então tipo assim meu nome é meio g4y qeria mudar para 1 mais ____ tipo Justin Bieber etc.. Assim acho que eu não seria mais billynado .-. :cry:

qual qe é seu nome man ? kkk'
 
pra mim o bullyng e preconceito com os colegas , zoam zombam etc .... acho ridiculo essa atitudes , bom mais oque eu acho do bullyng que não podia nem existir , deshumano totalmente :)
 
MgZ* DougLAs;* Escreveu:
รkяillєx_ Escreveu:Então tipo assim meu nome é meio g4y qeria mudar para 1 mais ____ tipo Justin Bieber etc.. Assim acho que eu não seria mais billynado .-. :cry:

qual qe é seu nome man ? kkk'


Penisvaldo Marlinho Justin :S

Fod4 vei todo mundo me zoa :(
 
Velho eu nao li, Mas o TCC da minha mae foi sobre bullying que nao minha opiniao e a coisa mas _________ que existe pois sempre ouve uma zoaçao com qualquer um , se alguem falar que nunca foi zuado e uuma pessoa muito mentirosa. E alguns estudiosos acredita que o bullying pode ajudar e ajuda muito mesmo pois quem supera sabera como superar os problemas da vida com facilidade sendo um otimo profissional e uma otima pessoa


=D
 
Man eu acho que essa coisa de bullyng é bobagem, no meu tempo de 5º 6º serie a gente zua de mais chingava a mae, botava apelido, todo mundo ria, agr ficam falando de bost@ de bullyng, eu não acho que existe esse negocio de bullyng, desde o momento que a pessoa participa da zuera dando risada nem que seja lah do outro lado da sala, ele ta sujei a ser zoado tbm!