•  

O primeiro computador comercial do mundo

O UNIVAC I (de UNIVersal Automatic Computer - Computador Automático Universal) foi o primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos. Era programado ajustando-se cerca de 6.000 chaves e conectando-se cabos a um painel.

Foi projetado por J. Presper Eckert e John Mauchly, os inventores do ENIAC para uma empresa fundada por ambos, a Eckert-Mauchly Computer Corporation, mas só ficou pronto após esta ser adquirida pela Remington e virar a divisão UNIVAC.

O primeiro UNIVAC foi entregue ao escritório do censo dos Estados Unidos em 31 de março de 1951, mas demorou para começar a funcionar, então o primeiro que entrou em operação foi o segundo a ser fabricado, para o Pentágono.

Projetado para custar US$159,000, o UNIVAC I foi vendido por um preço entre US$1,250,000 e $1,500,000. No total, 46 unidades deste primeiro modelo foram fabricadas. Algumas unidades estiveram em serviço por muitos anos. A primeira unidade funcionou até 1963. Duas unidades da própria Remington funcionaram até 1968 e outra unidade, de uma companhia de seguros do Tennessee, até 1970, com mais de treze anos de serviço.

Descrição primeiro computador comercial do mundo

Imagem

O UNIVAC usava 5.200 válvulas, pesava 13 toneladas e consumia 125 kW para fazer 1905 operações por segundo, com um clock de 2.25MHz. O sistema completo ocupava mais de 35 m2 de espaço no piso. Um processo era feito a cada 100 microsegundos. Em termos comparativos um Pentium III é 200.000 vezes mais veloz que o UNIVAC 1. :) Foi o primeiro computador que a informação e o programa eram armazenados na mesma memória.
Imagem

Sua memória de mil palavras era armazenada num dispositivo chamado delay line memory, construido com mercúrio e cristais piezoelétricos. A entrada e saída de informações eram realizadas por uma fita metálica de 1/2 polegada de largura e 400 m de comprimento. Normalmente acompanhados de um dispositivo impressor chamado Uniprinter, que, sozinho, consumia 14 kW.

ACHOU INTERESANTE ? DE JÒINHA!

ADMIN 4FUN2 - Psycho ____ - NovoTopico

fonte : https://sites.google.com/site/historiasobreossitesdebusca/primeiro-computador-do-mundo
Última edição por Gustavo Amaral em 25 out 2012 16:59, editado 1 vez no total.

veey , vi esse pc no livro de história , quando estava na 4º Série.

Esse PC já foi bom na época do meu pai.

isso ai é da época que minha avó era virgem.
ainda bem que inventaram o PC.

+MorFeU; Escreveu:isso ai é da época que minha avó era virgem.
ainda bem que inventaram o PC.

UHASAHSU MINHA VÒ VIRGEM !

kkkkk u.u nao era um pc era uma fabrica com tela de 7 polegadas KKKK

E bom esse sim, mais prefiro esse agora tem mais tecnologia '-'

a net desse PC ,e mais rapida que a minha aueahueahueaea

Nossa um pc desse ai nem cabe aqui no meu quarto kk , ainda bem que hoje em dia já criaram um pc mais compacto e etc, e a cada ano tão diminuindo os tamanho deles deixando para você carregar no bolso , um exemplo é o tablet , ipod e etc ...