•  
     

[Ж] O preço da liderança [Ж]

SANDERS (1985) afirma que liderar é pagar um alto preço e que a verdadeira liderança exige custo elevado a ser cobrado do líder. Quanto mais eficiente a liderança, maior o custo. Esses custos são a solidão, a fadiga, a crítica, a rejeição, a pressão e a dificuldade de lidar com opiniões contrárias. Esses elementos são mais bem explicados a seguir:

-A Solidão
Por causa da própria natureza, o destino do líder é o de um solitário. Ele sempre deve estar à frente dos seus seguidores. Por mais amável que seja, deve estar preparado para estar sozinho em certas horas. Há um grau de desgaste e as pessoas tendem a deixá-lo sozinho.

-A Fadiga
"O mundo é governado por homens cansados". Embora esta assertiva não seja absoluta, há muito de verdade nela. As ëxigências, sempre crescentes, impostas ao líder drenam seus recursos nervosos e exaurem os físicos mais robustos. "A pessoa interessada em seu próprio bem-estar não tem o calibre exigido de um líder. Se ela não estiver disposta a levantar-se mais cedo, ir dormir mais tarde do que os demais, trabalhar mais duramente e estudar mais diligentemente do que os seus contemporâneos, não fará grande impressão sobre sua geração." (SANDERS, 1985).

-A Crítica
"Não existe nada mais capaz de matar a eficiência, a capacidade e a iniciativa de um líder, nada mais destrutivo que a crítica... Seu efeito destruidor não pode ser subestimado. Tende a embaraçar, a atrapalhar o processo de raciocínio da pessoa. Estraçalha seu auto-respëito, destrói sua autoconfiança, sua habilidade de lidar com suas responsabilidades" (in: SANDERS, 1985).

Nenhum líder está isento de crítica e sua avaliação pelos outros será dada também pelo seu auto-controle e pela maneira como aceita e reage às críticas.

-A Rejeição
"Freqüentemente, a multidão não reconhece um líder senão após sua partida e, em seguida, edifica um monumento para ele com as pedras com que o apedrejaram em vida". (D.E. HOSTE citado em: SANDERS, 1985)

-A Reação a opiniões contrárias
Nem sempre é fácil administrar um grupo com opiniões diferentes. Isso se torna mais intenso quando se trata da diferença da opinião do próprio líder. Geralmente as pessoas tendem a levar para o lado pessoal quando o líder dá um parecer contrário à sua opinião. Esse é um dos altos custos da liderança.

Liderar requer, portanto, algo mais que a voz de comando. Pelo exposto, quem deseja obter êxito à frente de qualquer empreendimento que envolva outras pessoas, deve ter a habilidade de ver 'dentro' dos outros como agem, como lidam com o sucesso, a crítica, a repreensão, o fracasso...
_______________________________________________________________________________
Diz-se que "a vida sempre fica mais dura ao aproximar-se do ápice" (Autor Desconhecido)



Atenciosamente,
Agradeço seu minuto de atenção,
Maycon Subtil