•  
     

O novo planeta

Nao sei se ja ouvirao falar mais achei interesante

Na tarde de 29 de julho de 2005, os astrônomos: Mike Brown do Instituto de Tecnologia da Califórnia – Caltech, juntamente com Chad Trujillo e David L. Rabinowitz, anunciaram à União Internacional de Astronomia (IAU) a descoberta do décimo planeta do sistema solar ainda provisoriamente chamado sob o nome técnico de 2003 UB313.
Esta descoberta forçou o órgão oficial de astronomia a fazer uma revisão quanto aos parâmetros oficiais para que um corpo celeste seja caracterizado como planeta e consequentemente atribuir a este um nome apropriado.

Enquanto isto não acontecia, órgãos científicos como a Nasa e revistas astronômicas de renome já reconheciam este objeto transnetuniano como o novo e mais distante planeta do sistema solar.


Características de UB313 – Codinome: Xena

Por vários anos, a equipe de astrônomos vinha trabalhando especificamente na procura de novos planetas e planetóides, já sendo autores da descoberta de objetos trans-netunianos importantes como 5000 Quaoar, Sedna, Orcus, etc.

Em sua rotina de trabalho, a cada corpo novo encontrado eles o denominavam com um código interno tais como “Flying Dutchman” (Sedna), “Easterbunny” (2005FY9) e assim surgiu o codinome “Xena” em homenagem ao sucesso do seriado de televisão com este nome.



Tratava-se do maior objeto encontrado desde a descoberta de Netuno e de sua lua Tritão em 1846.
UB313 é maior que Plutão e se encontra no “cinturão de Kuiper”. O cinturão de Kuiper é uma área do sistema solar com inclinação paralela ao plano da eclíptica e que se estende além da órbita de Netuno.
Até então, Plutão era tido como sendo o maior objeto localizado nesta área do cinturão de Kuiper.
orbitas planetas

UB313 passou a ser o planeta mais distante do sistema solar. Está a quase 97 UA do Sol em seu afélio (maior distancia do Sol).
Para vocês terem uma idéia, Plutão está a 49 AU do Sol – quase o dobro da distancia. Seu tempo de órbita é de 560 anos para dar a volta ao Sol, o que significaria uma média de 45 anos em cada signo.
O ciclo de Plutão é de 240 anos e percorre cada signo em uma média de 20 anos.

Atualmente, UB 313 encontra-se localizado em 21 ° de Áries.
Do ponto de vista astronômico o novo planeta se localiza na constelação de Cetus.



Imagem






Similaridades entre Xena (UB313 e depois de nome Éris) e Plutão
simbolos planetarios

Imagem


Foram encontradas várias similaridade entre UB313 e Plutão: o estudo apresentado pelos astrônomos avalia que, assim como ocorre com Plutão, a composição do novo planeta é de gelo e rocha, havendo em sua superfície metano congelado (na terra, o metano é encontrado em estado gasoso).
Outra característica em comum é que UB313 apresenta uma órbita totalmente excêntrica inclinada em 44° com relação à eclíptica. A de Plutão está inclinada em 17°.
Esta inclinação surpreendeu aos astrônomos e representa um dos motivos pelo qual UB313 não foi descoberto antes.

A ilustração mostra os nove planetas incluindo UB313 em vermelho e parte da órbita de Sedna.
UB313 parece atravessar a orbita de Plutão.
O efeito é devido à sua inclinação de 45 graus em relação ao resto do sistema solar.

Como foi descoberto

Desde 2001 a equipe de astrônomos lidera, no Observatório de Palomar uma pesquisa para a descoberta de novos objetos na área do cinturão de Kuiper.
No verão de 2003 eles substituíram o equipamento de observação (Câmera Quest e o telescópio Samuel Oschin) resultando na descoberta de 80 objetos significantes.
O método usado consiste em tirar três fotografias ao longo de um período de 3 horas de uma mesma região do céu, juntar estas imagens e analisar se elas detectam o movimento característico de planetas, asteróides ou cometas.
 
Não li tudo mas parece daora em =D
 
tbm vo ler tudo nao kkk '

mas li a metade , toda hora eles descobrem um novo planeta !
 
Mano na boa é muito interessante essas coisas mais sinceramente deu mó preguiça de ler isso tudo, li até o meio kk.
 
nao teho nada pra fazer na escola kkkkk eu li tudo, e vo enche o saco de posta agora kkkk