•  
     

Milhares protestam em Paris contra casamento ___ .

27580_index.jpg
27580_index.jpg (39.8 KiB) Visto 49 vezes


Dezenas de milhares de manifestantes contrários ao casamento de pessoas do mesmo ____ marcharam pelo centro de Paris, neste domingo, Dia das Mães no país. Com o apoio do governo, o Parlamento francês aprovou em 23 de abril passado uma lei que formaliza a prática. O texto foi promulgado no último dia 18.

Neste domingo, a histórica Esplanada dos Inválidos virou um mar de manifestantes com bandeiras cor-de-rosa e azul, enquanto a extrema-direita pendurou um cartaz na sede do governista Partido Socialista, pedindo que o presidente François Hollande renuncie. Foi o terceiro grande protesto deste tipo. Cento e cinquenta mil pessoas participaram, segundo a polícia, e "mais de 1 milhão", segundo os organizadores.

"Último Dia das Mães antes da liquidação", afirmava um cartaz em meio à multidão de manifestantes, muitos dos quais gritavam palavras de ordem contra o governo socialista.

Política

Os protestos, que começaram como uma campanha fortemente apoiada pela Igreja Católica, tornaram-se um movimento maior, que une políticos da oposição e militantes da extrema-direita descontentes com Hollande. Embora pouco mais da metade dos franceses apoie a lei que permite o casamento e a adoção de crianças por gays, e mais de 70% acreditarem que os protestos deveriam acabar, as manifestações contribuíram para as baixas taxas de popularidade de Hollande.

O movimento espera que a demonstração de força interrompa ou adie outras leis que permitem a procriação assistida e as mães de aluguel para casais gays, coisas que alguns socialistas buscam aprovar.

Nos últimos dias, a tensão aumentou entre o governo socialista e o principal partido de oposição, a UMP, de direita, acusada pelo primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault de ter uma "grande responsabilidade" ao "causar tensão e radicalização". Principal alvo, o líder da UMP, Jean-François Cope, esteve presente na marcha deste domingo. Ele aproveitou a oportunidade para chamar os opositores ao casamento ___ a "transformar seu envolvimento nesta questão em compromisso político", unindo-se ao seu partido.

Mundo

Em vários países, o debate sobre a questão da homossexualidade e do conceito da família continua. No Brasil, onde o Supremo Tribunal autorizou o casamento entre casais do mesmo ____, 100 mil integrantes de igrejas participaram no sábado, 25, no Rio, de uma marcha em defesa da "família tradicional".

Na Polônia, país majoritariamente católico, protestos também foram organizados em várias cidades neste domingo em "defesa da família", enquanto a esquerda tenta, sem sucesso, há vários meses reconhecer as uniões civis para casais gays e heterossexuais.
 
Sinceramente mano eu acho que deveria ser proibido o mesmo o casamento [email protected] sem maldade, Deus fez o Homem pra a Mulher, i Não Homem pro Homem, acho isso muito errado!


Ressuscitado pela última vez por +Biinho em 29 mai 2013 17:16.