•  
     

Mama mia! Não foram os italianos que inventaram o macarrão!

Entre os prováveis criadores do prato estão chineses e árabes. Confira aqui alguns fatos interessantes sobre esse tipo de massa.

A Itália é conhecida por sua culinária rica em massas e vinhos, e já estamos acostumados a associar alguns pratos específicos àquele país. E é por isso que muita gente acha que o macarrão é uma invenção italiana e, infelizmente, talvez você fique um pouco desapontado, mas não é.

O site Today I Found Out reuniu algumas teorias a respeito da origem da boa e velha macarronada. A primeira delas é a de que Marco Polo trouxe o macarrão da China e o “instalou” na Itália, na época da Dinastia Yuan – ocorrida entre 1271 e 1368 – já que os chineses já tinham o hábito de comer uma espécie de macarrão instantâneo desde 3000 A.C.

Teorias e mais teorias

Imagem

O problema dessa teoria começa com o fato de que esse macarrão tipo instantâneo feito na China não é o mesmo macarrão conhecido hoje como italiano. Outro fator é que em 1279, houve relatos de um soldado italiano a respeito da famosa pasta – segundo ele, o prato foi criado em Genova. O macarrão da maneira como o conhecemos foi descrito, de fato, em 1154 pelo geógrafo árabe Idrisi como sendo muito comum na Sicília, o que nos leva a deduzir que Marco Polo não poderia ter trazido o macarrão à Itália, pois a comida já era conhecida por lá.

Muitos historiadores acreditam que quem trouxe o macarrão para a Itália foram os árabes, por volta do século IX D.C., juntamente com outros alimentos como espinafre, berinjela e cana de açúcar – registros encontrados em aramaico evidenciam a forma de preparo do prato por meio do cozimento.

Curiosidades sobre o macarrão:

- Acredita-se que a primeira máquina de fazer macarrão nos EUA foi comprada por Thomas Jefferson, em 1789. Depois disso, ele inventou seu próprio aparelho.

- Os formatos do macarrão variam para que ele possa se adequar a vários tipos de molho – formas finas e longas são ideais para molhos mais líquidos enquanto que as formas mais trabalhadas combinam com molhos mais densos.

- Existe um museu do macarrão, em Roma.

- A primeira fábrica de macarrão dos EUA foi criada em 1848.

Fonte: http://www.megacurioso.com.br/


Imagem