•  

Linguagem C - Soma dois números

Imagem

Imagem

2. Váriaveis

Clique aqui para ver o tópico anterior, 1. Introdução a linguagem C

Escreva um programa que soma dois números inteiros.

Resposta:

Código: Selecionar todos

#include <stdio.h>
int main(void)
{
    int a, b;
    a = 30;
    b = 20;
    int soma = a+b;          
    printf("A soma de %i + %i sera: %i", a, b, soma);
    return 0;
}

Este exemplo é ligeiramente diferente do primeiro e introduz algumas novidades.
Agora, a primeira linha após a linha que contém o nome da função main apresenta uma declaração de variáveis. Três variáveis do tipo inteiro são declaradas: a , b e soma. Isso significa que, durante a execução desse programa, três compartimentos de memória são reservados pelo computador para armazenamento de informações que, neste caso, são números inteiros. Além disso, a cada compartimento é associado um nome: a , b e soma. Esses compartimentos de memória são também conhecidos como variáveis, já que seu conteúdo pode variar durante a execução de um programa.

Depois disso, na próxima linha do programa temos uma atribuição do valor do tipo inteiro 30 para a variável a. Observe então que o operador de atribuição da linguagem C é = . Na linha seguinte,uma outra atribuição é realizada, do número 20 para a variável b . Na próxima linha temos uma atribuição para a variável soma . No entanto,note que não temos mais um número no lado direito da expressão de atribuição, mas sim a expressão aritmética a + b . Neste caso, durante a execução dessa linha do programa, o computador consulta o número das variáveis a e b e soma elas.

A linha seguinte contém uma chamada à função printf , mas agora com quatro argumentos: o primeiro é agora uma cadeia de caracteres de formatação, contendo não apenas caracteres a serem impressos na saída, mas símbolos especiais, iniciados com % , conhecidos como conversores de tipo da linguagem C.

%i para inteiro (int);

Fontes:
  • Yuri Alessandro
  • Martinez, Fábio Henrique Viduani. Programação de Computadores I. 2011. Disponível na internet.

Estais aprendendo a Linguagem C?

Na verdade já estou bem mais avançado do que isso.
A essa altura estou usando ponteiros, arranjos, já prestes a começar registros.

Já da pra fazer o sXe Brasileiro?

Anderson Escreveu:Já da pra fazer o sXe Brasileiro?

Hehe. Rapaz, quem sabe? Mas acho que ainda não dá. Sei nem criar uma interface pra o programa ainda. Quem sabe um dia.

Que legal Yuri que está aprendendo.
Já aprendi arranjo,ponteiro,função, vetor e etc.
To em Javascript e banco de dados.

-Fudashow Escreveu:Que legal Yuri que está aprendendo.
Já aprendi arranjo,ponteiro,função, vetor e etc.
To em Javascript e banco de dados.

Pois eh. To no final de C também, bem por essa parte ai.