•  
     

Governo Federal quer 4G em frequência de TV analógica

O governo brasileiro leiloará a frequência de 700 MHz e permitirá que as operadoras de telefonia ofereçam planos de internet banda larga móvel no padrão 4G por meio desta faixa.

Hoje, esta frequência é de uso exclusivo das emissoras de TV dos canais abertos. O leilão deve ocorrer em 2013, de acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Além disso, a cobertura de rede da frequência de 700 MHz conta com grande alcance em cidades do interior do país e requer menos investimentos das operadoras, pois dispensa a instalação de uma grande quantidade de antenas.

O uso da frequência de 700 MHz para a internet banda larga também resolve outro problema para os donos do Novo iPad. A frequência atual de 2,5 GHz é incompatível com o tablet da Apple.

Apesar da intenção de leiloar a frequência no próximo ano, o uso da frequência de 700 MHz para a internet banda larga nos grandes centros urbanos, especialmente no Rio de Janeiro e São Paulo, apenas será possível quando todas as emissoras transmitirem a programação televisiva no padrão digital. Esta transição está prevista para ser finalizada em 2016.


Fonte: Folha e INFO
 
Vai ser muito bom