•  
     

Gota de mercúrio dança conforme o som

Vídeo mostra experimento em que metal assume formas diversas de acordo com variação da frequência das ondas a que é submetido.



O mercúrio é um metal que se mantém em forma líquida em condições normais, é extremamente tóxico e é normalmente usado em termômetros por conta de sua grande variação de dilatação em função da temperatura ambiente. Essas e outras características do metal já são conhecidas e utilizadas pelos seres humanos desde a época da Grécia Antiga.

No entanto, um dos traços menos famosos do elemento é sua capacidade de vibrar de diferentes formas quando submetido a ondas sonoras com frequências variadas. É o que o fotógrafo Nick Moore conseguiu capturar no vídeo acima.

Para realizar a experiência, Moore colocou o mercúrio em uma lente côncava fixada com massa de modelar a uma caixa de som de 12 polegadas. Ele então usou um gerador de sinal para criar as ondas sonoras, com frequências que iam de 10 a 120 Hz, fazendo a gota de metal assumir formas que lembram desde uma pequena poça-d’água ondulante até uma minúscula anêmona-do-mar.

Veja as transformações do mercúrio em câmera lenta no vídeo a seguir:




Imagem