•  
     

Fluminense pode garantir vaga na Libertadores já na próxima rodada

Os resultados da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro deixaram o Fluminense com um pé na Libertadores de 2012. Com a vitória sobre o Grêmio, na última quarta-feira, por 5 a 4, a equipe do técnico Abel Braga chegou aos 59 pontos e se manteve na terceira posição do Campeonato Brasileiro. Além disso, o empate entre Flamengo e Figueirense, na noite desta quinta-feira, também foi comemorado nas Laranjeiras. Agora, o atual campeão brasileiro pode garantir uma vaga antecipada na principal competição sul-americana já na próxima rodada.

Para isso, basta derrotar o próprio clube catarinense, no domingo, às 19h (de Brasília), no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, e ainda torcer por um empate entre Botafogo e Internacional, que se enfrentam no mesmo dia, no Engenhão. Dessa maneira, o Fluminense chegaria aos 62 pontos. O Internacional iria a 55 e não poderia mais alcançar o Tricolor mesmo que vencesse as suas duas últimas partidas. A igualdade com o clube gaúcho levaria o Botafogo a 56 pontos, e o máximo que o Alvinegro alcançaria nesta situação seria os mesmos 62 pontos do Tricolor. O clube das Laranjeiras, no entanto, levaria vantagem no número de vitórias (atualmente 19 x 16), primeiro critério de desempate. A vaga tricolor também será confirmada, independentemente do resultado entre alvinegros e colorados, caso o Flamengo perca para o Atlético-GO, no Serra Dourada.

Se a provável classificação for mesmo confirmada, o Fluminense disputará a sua terceira Libertadores em cinco anos. Em 2008, o Tricolor foi vice-campeão. Na atual temporada, caiu nas oitavas de final. O atacante Fred, no entanto, garante que sonho do tetracampeonato brasileiro ainda não acabou para o elenco tricolor.

- Matematicamente ainda temos condições. E, enquanto houver chances, vamos lutar. Temos de pensar jogo a jogo. Nosso foco agora é Figueirense, um concorrente direto na briga pela vaga na Libertadores. Temos de fazer o nosso papel e aguardar os resultados de Vasco e Corinthians, que nos interessam muito - avaliou o camisa 9, autor de 17 gols no Brasileiro.

Com 59 pontos, o Fluminense ainda está atrás de Vasco (62) e Corinthians (64), vice-líder e líder do Brasileirão respectivamente.