•  

[Oktoberfest] Festa típica alemã em Blumenau SC

Bom galera, essa festa acontece na minha cidade, Blumenau SC...A maior festa típica alemã que acontece no Brasil! Veja um pouco sobre ela:

logo-top.png
logo-top.png (92.27 KiB) Visto 1899 vezes

A Oktoberfest teve sua primeira edição em 1984 e logo demonstrou que seria um evento para entrar na história. Em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas foram ao, então Pavilhão A da Proeb, número que na ocasião representava mais da metade da população da cidade. O consumo de chopp foi de quase um litro por pessoa. No ano seguinte, a festa despertou o interesse de comunidades vizinhas e de outras cidades do país. O evento passou, então, a ser realizado em dois pavilhões.??O sucesso da Oktoberfest consolidou-se na terceira edição e tornou-se necessário a construção de mais um pavilhão e a utilização do ginásio de esportes Sebastião da Cruz - o Galegão - para abrigar os turistas vindos de várias partes do Brasil, principalmente da região Sudeste, e também de países vizinhos. O evento acabou fazendo de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro.??Mas, para quem não sabe, a Oktoberfest não é só cerveja. É folclore, memória e tradição. Durante 18 dias de festa os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha para formar colônias na região Sul.?A cultura germânica o turista confere pela qualidade da festa, dos serviços oferecidos, através de sociedades esportivas, recreativas e culturais, dos clubes de caça e tiro e dos grupos de danças folclóricas. Todos eles dão um colorido especial ao evento, nas apresentações, nos desfiles pelo centro da cidade e nos pavilhões da festa por onde circulam, animando os turistas e ostentando, orgulhosos, os seus trajes típicos.?É por essa característica que a festa blumenauense, versão consagrada da Oktoberfest de Munique, transformou-se, a partir de 1988, numa promoção que reúne mais de 600 mil pessoas por ano. E foi, também, a partir dela que outras festas surgiram em Santa Catarina, tendo a promoção de Blumenau como carro-chefe, fato que acabou por tornar o território catarinense no caminho preferido dos turistas no mês de outubro.

Estaticas de todos os eventos realizados, quantidade de pessoas e em litros a quantidade de CHOPP vendido:

Sem título.png

Nessa festa há também um concurso, chamado CHOPP EM METRO, veja como funciona:

A regra do concurso é bem clara: O concorrente que beber um metro de chope (600 ml), em menos tempo, sem babar ou tirar a tulipa da boca, vence a competição. Cada noite haverá três vencedores, com direito de medalha de primeiro, segundo e terceiro lugar. No último dia da festa, será conhecido o tomador de chope que fez o menor tempo em todos os dias de competição, nos dois naipes, masculino e feminino.

Como o objetivo da brincadeira é premiar o mais rápido bebedor, o chope utilizado na competição é sem álcool, permitindo que todos participem da diversão.

Pra quem não sabe, aqui está a foto de uma TULIPA:

Homens tomando CHOPP em um tulipa:

5326469.jpg

Recorde feminino foi feito em 1994, com 12s e 36.
Recorde Masculino foi feito em 1997 com 10s e 78.

Até hoje ninguém bateu esses recordes.

Na festa, se entra com trajes típicos,não paga entrada, caso contrário, terá que pagar...Mas se eu não me engano, esse ano os que estiverem com traje típico teram que pagar, pelo menos metade do preço...Abaixo imagem do traje feminino e masculino:

trajes-tipicos-oktoberfest.jpg

Bom e nessa festa, também há desfiles com carros alegóricos típicamente alemãs, carros de CHOPP, de linguiça, etc. Imagens abaixo de alguns carros:

oktober_-_bloco_2.jpg

download.jpg
download.jpg (12.13 KiB) Visto 1899 vezes

14out2012---carro-ganha-um-toque-de-bar-durante-o-desfile-da-oktoberfest-na-rua-4-de-novembro-em-blumenau-sc-a-29-edicao-da-festa-de-tradicao-alema-deve-reunir-cerca-de-650-mil-pessoas-em-19-dias-1350213242552_956x500.jpg

chopp_dasbier_xv_3.jpg
chopp_dasbier_xv_3.jpg (32.99 KiB) Visto 1899 vezes

Fora as comidas típicas alemãs que há pra vender na festas, e todos os tipos de CHOPP para se vender, o famoso CHOPP de vinho que é muito consumido, mais ainda a galera gosta mais do pilsen...
Festa para se levar a família, muito bom e eu sempre vou...haha Adoro
Até tenho uma imagem minha ai com o traje, olha ai pessoal:

561878_361588760600803_1414627883_n.jpg

Bom, isso ai é o básico de saber dessa festa, tem muito mais, só que se eu colocar tudo, irá ficar muito extenso, mais tudo bem, espero que tenham gostado haha ;)

Que legal , é praticamente uma festa de chope.

se der na telha vou aew! :) :)

É nois la na festa com ele tomando um chope kkkkkkkkk.