•  
     

Faça GIFs com imagens capturadas diretamente no seu computador

ScreenToGIF, como o próprio nome sugere, é uma ferramenta para transformar imagens capturadas a partir da sua Área de trabalho em um GIF animado. Assim, se você sempre quis fazer animações a partir de alguma imagem ou procedimento realizado diretamente no seu computador, pode encontrar aqui a ferramenta ideal para a tarefa.

Além disso, ele conta com a opção de você excluir quadros antes mesmo de salvar o conteúdo final, facilitando os ajustes para você pode publicar em algum site ou compartilhar com os seus amigos. Porém, embora haja essa alternativa, ele não conta com um editor propriamente dito, permitindo apenas fazer o ajuste citado.


Captando momentos

Animações são uma boa maneira de ilustrar uma ideia ou uma opinião. Seja para deixar um texto mais divertido ou para enviar uma ilustração mais alegre (ou encorajadora) para algum amigo, GIFs são elementos de uso comum. O problema é que nem sempre é fácil de montá-los, especialmente se você não tem muita experiência com os aplicativos para fazer a tarefa.

Imagem


O ScreenToGIF é um aplicativo que oferece a possibilidade de criar um GIF a partir da gravação de imagens no seu computador. A interface do programa é bem simples, além de ter uma ótima organização visual das suas funções. Embora haja um menu de configurações, ele já vem completamente pronto para o uso.

No entanto, por meio das preferências você pode ajustar algumas opções de funcionalidade. Entre elas, é possível definir se o aplicativo deve mostrar o ponteiro do mouse nas gravações, se ele deve permitir a edição após concluir a gravação, e se o arquivo criado deve ser armazenado no diretório-padrão (no caso, a Área de trabalho).


Imagem


Além disso, você também pode modificar os atalhos de teclado para as funções de iniciar e de concluir a gravação.

Transformando em GIF

De certa forma, é possível dizer que o funcionamento do programa ocorre em duas etapas. Antes de começar a gravação, você pode definir algumas opções disponíveis na tela. É possível escolher o número máximo de quadros por segundo e definir o tamanho desejado para o resultado. Então, o segundo passo consiste na escolha da área na qual a função será aplicada e, para isso, você deve arrastar a janela do aplicativo até o local desejado.

Feito isso, basta clicar em “Record” ou utilizar o atalho de teclado definido para a tarefa para que o procedimento seja imediatamente inicializado. Quando você quiser interromper a gravação ou apenas pausá-la, basta utilizar os comandos disponíveis na tela para a tarefa. Ao concluir a operação, uma janela mostra todos os quadros capturados.


Imagem


Ali, você tem algumas alternativas simples, como deletar os frames selecionados. Concluídas as alterações, uma janela de notificação oferece a alternativa de você indicar um nome para o arquivo e escolher a pasta na qual ele deve ser armazenado.

Fonte


Ressuscitado pela última vez por D1g0 em 10 mai 2014 09:53.