•  
     

Evolução da LUA

Satélite natural da Terra, a Lua parece sempre a mesma quando olhada por nós. Porém, ela passou por diversas transformações ao longo dos 4,5 bilhões de anos de sua existência.




Graças aos dados coletados pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), a NASA agora pode estudar a Lua com muito mais detalhes. Inspirado pelas pesquisas mais recentes, o Goddard Space Flight Center (GSFC) criou a animação acima, que mostra como surgiram os detalhes da superfície lunar ao longo dos seus 4,5 bilhões de anos.

O primeiro grande impacto recebido pelo nosso satélite natural aconteceu cerca de 200 milhões de anos depois da sua formação, dando origem à Cratera Aitken, no polo sul da Lua. Depois, o vídeo segue com uma sequência de colisões que chega quase a deixar o espectador com medo de morar tão perto desse astro azarado.

Entretanto, vale a pena notar que a animação condensa eventos de bilhões de anos em apenas 3 minutos. O último impacto grande que a Lua recebeu foi a 108 milhões de anos atrás, quando a cratera Tycho foi formada. Na página do laboratório da NASA você pode encontrar o vídeo em diversos formatos e resoluções, podendo também optar pela presença de narração e até uma versão em 3D que dispensam o uso de óculos especiais para ser assistida.


FONTE