•  
     

Efeito 3D No Photoshop CS5

Imagem

01) Abra o Photoshop CS 5 Extended e com a Horizontal Type Tool (T) digite 3D usando a fonte Impact.

02) Vá até 3D>Repoussé>Text Layer, essa é a nova ferramenta 3D 'built-in' no Photoshop CS Extended. Com a Repoussé nós conseguiremos criar todos os tipos de extrusions de text layers, selections e layer masks. Neste caso vamos usar text layer.

Assim que a janela de ajustes Repoussé estiver aberta você verá alguns ajustes para fazer. Primeiro você pode escolher entre Shape Presets, que tem uma 'basic extrusion', tipos diferentes de bevels e outros presets. Para esse tutorial usei o básico, mas mudei os extrude values para criar o efeito que queria. Você também tem ajustes Materials, Bevel, Scene e Inflate mas no momento não vou me aprofundar neles pois também preciso aprender mais sobre essas opções para preparar novos tutoriais.

Para os ajustes Extrude usei 4.94 para Depth e 0.30 para Scale para que o 3D pareça estar saindo do chão em direção ao céu, com uma forte perspectiva.

Outra coisa legal aqui é que você pode girar, escalar e mover o objeto até que encontre a posição correta.

Imagem

03) Esse é o texto 3D que queria. No passado teria que usar outro tipo de software para ter esse resultado, o Illustrator ou uma app 3D como Cinema 4D por exemplo, agora posso fazer isso no Photoshop.

Imagem

04) Para adicionar e esitar texturas também é bem fácil. Como no Photoshop CS 4 nós temos o 3D palette onde podemos editar nossos objetos 3D, você pode acessar esse palette indo até Window>3D. Selecione o 3D object e então você terá a 3D front Inflation, 3D front Bevel, 3D extrusion..., em todas essas áreas você consegue aplicar materials. Selecione 3D Extrusion Material e no Diffuse clique no folder perto da cor (1) e selecione Open Texture. A textura será aberta em uma nova janela, como quando você edita Smart Objects. Então nessa janela você pode criar seu material.

Eu estou usando uma textura de tijolos do Shutterstock que você encontra aqui. Ajuste sua textura em relação as cores e salve esse arquivo. O Photoshop vai atualizar automaticamente o objeto 3D com a nova textura. Se você quiser deixar os tijolos menores apenas clique novamente no ícone perto da cor e selecione Edit Texture. Uma dialog box com Texture Properties vai abrir e nela você poderá ajustar a UV Scale and Offset. Usei 10 para U and V Scale.

A última coisa aqui é aplicar a mesma textura ao Bumpmap (4). Simplesmente repita a mesma coisa. O bump vai adicionar profundidade a textura.

Imagem

05) Agora selecione 3D Front Inflation Material e repita a mesma coisa que fizemos no passo anterior, dessa vez no entanto, estou usando outra textura. Uma textura de concreto, também cortesia do Shutterstock que você encontra aqui.

Imagem

06) Assim que trocar os materials, esse será o resultado que terá. Como você pode ver, o processo é bem mais simples do que usar diferentes ferramentas.

Imagem

07) Como você pode ver tem também uma luz. Você pode adicionar essas luzes para deixar sua cena mais realista. Nessa parte eu tenho apenas uma luz. É uma Point Light com Intensity de 2. Ela também cria sombras, onde coloquei 100% em softness para deixar as sombras suaves.

Imagem

08) Nesse passo eu comecei misturando o objeto 3D com objetos 2D, nesse caso, uma foto que tirei de um avião enquanto viajava. Quis dar um toque legal a minha imagem, então primeiro fui até Image>Adjustments>Hue and Saturation e troquei o Hue para -10, a Saturation para -65 e a Lightness para 10. Depois fui até Image>Adjustments>Color Filter. Selecionei laranja para cor e 50% density. E por fim, fui até Layer>New Adjustment Layer>Gradient Fill. Usei cinza e preto no gradiente com Radial em Style, para que o cinza fique no centro do radial gradient. Depois disso troquei o Blend Mode do Gradient Fill para Color Dodge para criar o sol por trás do texto 3D.

Imagem

09) Adicione uma nova layer acima das outras layers, incluindo o 3D object. Nas cores use preto e branco e vá até Filter>Render>Clouds. Troque o Blend Mode para Color Burn.

Imagem

Fonte
 
Boa Tutorial, mais seria bom se tive-se feito com video aula pq assime mais complicado :x .