•  
     

Dimensões dos campos de várias modalidades de futebol — Presentation Transcript

1. Dimensões dos campos Campo de futebol de 11
2. EQUIPAS: Cada equipa deve ser composta por 11 jogadores, um guarda-redes, que defende a baliza e mais 10, que jogam na frente. O guarda-redes, usa um equipamento diferente dos seus colegas de equipa, constituído por determinadas protecções como luvas e camisas com esponjas nos ombros, devido ao facto de ter de ter de defender bolas, que muitas vezes são rematadas a uma grande força. O equipamento é também diferente dos outros atletas para se distinguir dos mesmos. Os jogadores usam igualmente chuteiras com pitons por baixo para poderem ter uma melhor aderência ao campo. PAVIMENTAÇÃO DO CAMPO: Os encontros de futebol normalmente são realizados em campos constituídos por relva natural, no entanto, existem também recintos de relva sintética. Em Portugal, por regulamentação da Liga de Clubes, as equipas da primeira e segunda divisão jogam em campos de relva. As formações da terceira divisão estão abrangidas pela regulamentação da Federação Portuguesa de Futebol, que determina que as mesmas não têm a obrigatoriedade de terem um recinto relvado no ano em que sobem de divisão. Tal obrigação, só existe a partir do momento em que, as referidas formações estiverem quatro épocas consecutivas ou cinco temporadas alternadas no terceiro escalão. Esta lei foi implementada na época de 1993/1994. No entanto, existem equipas que por uma questão financeira preferem ter um campo com relva sintética, que tem uma manutenção de custos mais barata.· DIMENSÕES DO CAMPO: Um campo de futebol é rectangular e deve ter um comprimento mínimo de 90 m e o máximo de 120 m. A largura deverá ser de 45 m no mínimo e de 90 m no máximo. DIMENSÕES EM JOGOS INTERNACIONAIS: Quando uma equipa tem de participar num jogo de uma competição internacional, o comprimento do campo deve ser de 100 m no mínimo e de 110 m no máximo. Neste tipo de jogos, a largura do recinto de jogo deverá ter um mínimo de 64 m e um máximo de 75 m. LIMITES DO CAMPO: O campo de jogo é rectangular dividido por duas partes através de uma linha central. Durante a realização da partida, a bola deve ser jogada dentro dos limites do campo. No meio, existe uma circunferência com um raio de 9,15m, tendo uma pequena marca circular no centro, onde deve ser dado o pontapé de início de jogo. A BOLA: A bola deve ter uma circunferência superior a 68 cm e inferior a 70 cm. DURAÇÃO DO JOGO: Um encontro de futebol tem a duração de 1h30m, constituído por duas partes, em que cada uma tem a duração de 45 minutos.
3. Campo de futsal
4. Campo de futsal Aqui temos uma imagem com as marcações e respectivas medidas, de um campo de Futsal. Podemos ver que existem medidas mínimas e máximas, que nunca podem ser ultrapassadas. No caso de apenas ter uma medida, obrigatoriamente essa medida terá de ser respeitada.
5. Algumas notas: A chamada "Zona de substituição, é a zona limite onde se podem fazer substituições de jogadores, podendo apenas entrar o jogador substituto, após a saída do jogador a substituir. Os livres são marcados no ponto de "10 metros". O guarda-redes apenas pode agarrar a bola dentro da área, em forma de meia-lua alongada, junto ás balizas, que pode ir de 4 a 6 metros. As linhas de 3 metros, delimita a zona limite, onde os jogadores adversários se podem encontrar, na marcação de um "lançamento lateral", mais conhecido por "fora", ou de um "pontapé de canto".
6. Campo de futebol de praia
7. O futebol de praia ( português europeu ) ou futebol de areia ( português brasileiro ) é uma variante do futebol jogada na areia. É bastante recente enquanto desporto organizado, datando de 1992 a sua institucionalização, mas já é praticada há muitas décadas como variante de lazer do futebol. O desporto organizado pratica-se num campo com no mínimo 40cm de profundidade, e entre 35 e 37 m de comprimento por entre 26 e 28 m de largura. Os gols tem 2,20m de altura por 5,5m de extensão. A linha do meio de campo é demarcada por dois postes com bandeiras vermelhas. A nove metros de distância da linha do gol, uma linha imaginária, marcada desta vez por postes com bandeiras amarelas , indicam a área de pênalti e portanto a marca onde as penalidades devem ser cobradas (na parte central desta linha).
8. E, assim como no futsal , existe uma área para substituições ao longo da linha lateral. Apesar de ter uma circunferência idêntica a uma bola de futebol normal (entre 68 e 70 cm), uma bola de futebol de praia é consideravelmente mais leve. Pesando de 400 a 440 gramas, é inflada no começo do jogo com uma pressão entre 0.375 e 0.8 bars. Uma partida de futebol de areia é jogada entre dois times de cinco jogadores, e um goleiro . Cinco jogadores adicionais são permitidos no banco de reservas. Como no futsal, um número ilimitado de substituições (incluindo os goleiros) pode ser realizado em qualquer momento do jogo. Aos jogadores de futebol de praia não é permitido jogar com qualquer tipo de calçado. Eles devem estar descalços. O goleiro pode agarrar a bola dentro de sua área e tem permissão de usar luvas e traje adequado. Cada partida tem dois juízes, ambos com igual autoridade para aplicar as leis do jogo. Em adição, um terceiro juiz e um responsável pela marcação do tempo ficam sentados na mesa de tempo, que fica na linha de meio de campo, ao mesmo lado da área de substituição.
9. Partidas são jogadas em três períodos iguais de 12 minutos de bola rolando. O tempo é parado quando um gol é marcado, quando o juiz apita uma falta ou tiro livre direto, ou quando um time tenta fazer cera (do ponto de vista dos juizes). Há um intervalo de 3 minutos entre cada período. No caso de um empate, prorrogação de três minutos deve ser disputada, seguida de uma disputa por pênaltis, caso necessário. A bola deve ser colocada de volta em jogo seja por arremesso ou por chute a um companheiro de time. Goleiros podem apenas recomeçar o jogo com as mãos. Não existem tiros indiretos no futebol de areia. Todos os tiros livres são diretos e chutados do lugar onde a falta foi cometida, ou da linha de meio-campo (para certas ofensas como cera na área, um 2º atraso para o goleiro na mesma jogada, um goleiro recomeçar o jogo chutando a bola, etc.). Um pênalti é marcado se a falta é cometida dentro da área de pênalti. Barreiras não são permitidas nos tiros diretos. O livre é sempre batido pelo jogador que sofreu a falta, excepto se este estiver lesionado. Se se verificar uma das ofensas atrás referidas, a equipa pode escolher um jogador para marcar o livre. Na falta que for cometida em seu próprio campo, todos os outros jogadores que não o cobrador devem permanecer pelo menos a cinco metros da bola, mas não diretamente entre a bola e o gol . Se a falta foi cometida no campo de ataque, todos os jogadores deve permanecer atrás da bola. Para faltas duras, um jogador deve receber um cartão amarelo . Por faltas graves ou após um segundo cartão amarelo, o jogador será punido com um cartão vermelho e deve retornar ao vestiário imediatamente. Após dois minutos de inferioridade numérica, o time desse jogador pode colocar um novo jogador.
10. FIM
 
Bom! :grin: