•  
     

Diferenças entre Servidor Cloud e Data Center

Como funciona o Cloud Computing?
Diferente dos servidores físicos, no cloud computing as informações não são alocadas em uma única máquina. Um conjunto de máquinas é que realizam o processamento das informações, um verdadeiro compartilhamento da capacidade de cálculo e de memória, ligados através da Web.


O surgimento de sistemas baseados em cloud computing aumentou consideravelmente nos últimos dois anos, devido principalmente à uma redução considerável nos custos de hospedagem e transmissão de grandes volumes de dados. Por este motivo hoje é possível encontrar sistemas de edição de documentos, planilhas eletrônicas, armazenamento de fotos que você pode utilizar sem instalar nada no seu computador.
Essa praticidade transforma a Computação nas Nuvens em algo desejado pela maioria dos usuários da Internet, uma vez que não precisem mais de se preocupar com a instalação de software, atualização, upgrade de hardware, etc. Para o lado do cliente/usuário isso é ótimo, simplifica e amplia as possibilidades que o usuário pode ter com qualquer máquina, mas temos o lados das empresas corporativas, que ainda não tem o conhecimento profundo sobre o assunto segurança nessa nova tecnologia.
A questão de segurança é de fundamental importância. O ritmo e disseminação da computação em nuvem está diretamente relacionado com o grau de confiança no modelo e nas tecnologias envolvidas. Sem se sentir confortável com o nivel de segurança obtido, os gestores das empresas não tomarão decisões favoráveis. Assim, conhecer os múltiplos aspectos que envolvem segurança em Cloud Computing é obrigação de todo gestor ou profissional de TI. O relatório começa com um nivelamento dos aspectos conceituais da computação em nuvem, seus modelos de serviço (Infrastruture-as-a-Service, Platform-as-a-Service e Software-as-a-Service) e de entrega (public ou private clouds). A partir daí descreve os aspectos críticos que se relacionam com segurança, divididos basicamente em dois domínios: o domínio da governança (incluindo fatores como riscos, compliance, auditoria, inreoperablidade entre nuvens e assim por diante) e operacional, que inclui variáveis como operação do data center em cloud, continuidade do negócio, gerenciamento de identidades de acesso, virtualização, etc.
Imagem

http://3.bp.blogspot.com/-Z_5LNhj0XBo/T ... puting.png

Créditos Angus yong.