•  
     

Diferença entre "pelo" e "cabelo"

Hoje eu estava dando banho na minha cachorra,e estava vendo como o pelo dela e lindo,ai fiquei me perguntando,qual a diferença entre cabelo e pelo.

Fui pesquisa e achei:

Pesquisa


Pêlos são apêndices filiformes de origem dérmica e formados por queratina, que cobrem a pele dos mamíferos, fornecendo-lhes proteção contra as diferenças de temperatura. Ou, tão-só, são hastes queratinizadas formadas pelo folículo piloso.

Sua espessura é a mais variada possível: varia de alguns centésimos de milímetros até 0,03 mm (nas barbas e sobrancelhas). A espessura do pêlo varia também em função da etnia: é mais espesso na etnia negra, menos espesso na etnia amarela e extremamente mais fino na etnia branca.

A cor dos pêlos nos mamíferos é dada pela quantidade de melanina. A produção de melanina diminui a medida que envelhecemos. Em conseqüência disso, os pêlos podem ficar sem melanina quando envelhecemos, passando a ter a cor branca.


O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pêlos que crescem na parte superior da cabeça do corpo humano. Diferenciam-se dos pêlos comuns pelo seu elevadíssimo número e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores (loiros, ruivos, castanhos, negros e, em pessoas idosas ou sob condições anômalas, brancos). Os cabelos crescem numa parte específica da epiderme humana denominada couro cabeludo.

Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica.


Fonte: Yahoo