•  
     

Dicas e produtos para esconder os cabos de seus eletrônicos

Qualquer usuário de tecnologia sabe o quão terrível pode ser organizar os cabos de seus aparelhos: não importa o quanto organize, em alguns poucos dias os fios já estão bagunçados de novo. Além de deixar sua casa com a aparência de desorganização, o acúmulo desses cabos podem até prejudicar o funcionamento do seu computador. Para te ajudar a se livrar desse mal, o TechTudo reuniu dicas de como esconder os cabos do seu PC.

Imagem

- Arrumando

A primeira medida para manter os fios organizados é, claro, arrumá-los. Para facilitar, vamos tomar um computador como exemplo, mas as dicas funcionam com qualquer aparelho com muitos fios, como TVs, consoles, entre outros.

Dica 1. Identifique cada cabo

Ao arrumar as instalações do seu computador, nomear os fios com qualquer tipo de adesivo pode ser muito útil. Ainda que seja fácil memorizar a função de cada cabo, saber qual é qual no meio da desorganização agilizará o seu trabalho.


Dica 2. Livre-se dos excessos

Outra ação importante ao organizar os fios do seu PC é diminuir a quantidade deles. Cabos de rede e de telefone muitas vezes podem ser encurtados, criando menos espaço para nós e embaraços.


Dica 3. Evite embaraços

Na hora de colocar os fios novamente no lugar, evite trançá-los ou enrolá-los. O ideal é que cada cabo vá diretamente até a sua conexão, sem estar passando por baixo ou entre outros.


- Mantendo a organização

Agora, a parte mais complexa: manter os fios arrumados. Existem várias formas caseiras de fazê-lo e alguns produtos específicos para isso no mercado. Todos os métodos consistem na mesma coisa: unir os cabos ou prendê-los de alguma forma que evite que se embaracem com o tempo.

Soluções caseiras

Um dos jeitos mais simples é se utilizar de arames — aqueles pequenos que vem em saco de pão de forma. Junte alguns fios, enrole o arame em algumas partes para garantir que eles fiquem juntos por toda a extensão. No entanto, a desvantagem de usar esses aramezinhos é a sua fragilidade, já que eles podem não aguentar muitos fios de uma vez.

Na mesma lógica, é possível usar abraçadeiras de Nylon ou barbantes, que seguram muito bem, mas precisam ser cortadas ao tirar os fios. Outras soluções são fita crepe ou isolante, que também fixam bem os cabos, mas sujam os fios e grudam poeira quando a cola começa a envelhecer.

Há ainda os canos de PVC, que podem ser cortados no tamanho ideal para abrigar e esconder os fios do seu computador. Você pode ainda abrir um corte na vertical para encaixar os cabos no tubo.


Fonte