•  
     

Designer cria supermoto conceitual com sensor para evitar acidentes

O designer Mako Petrovic criou uma supermoto conceitual com linhas que lembram o que de melhor existe em termos de motos superesportivas de marcas japonesas e italianas. A Arac ZXS apresenta um desenho agressivo, perfil contemporâneo e vem com muita tecnologia embarcada.

1.jpg
1.jpg (38.48 KiB) Visto 44 vezes


Exemplo disso é o conjunto de sensores previstos no projeto de Mako Petrovic. Batizado de Safe Drive System, o sistema monitora, em tempo real, a velocidade da motocicleta e a distância da moto em relação aos carros ao seu redor. Quando detecta situações de risco, o Safe Drive System reduz a velocidade para evitar acidentes. O piloto interessado numa condução mais esportiva pode, se quiser, desligar o sistema.

Outro detalhe interessante presente no projeto é a lanterna dianteira, montada no guidão. Mako Petrovic projetou um sistema de iluminação que tira partido de lâminas de vidro, que emitem um feixe de luz branco, brilhante e direcional a partir da direção para a qual o motociclista aponta o guidão.

2.jpg
2.jpg (31.76 KiB) Visto 44 vezes


Supermoto conceitual tem sistema para evitar acidentes.



Apesar dos detalhes tecnológicos, Mako não especificou questões como motorização e materiais da moto. Pelas imagens, no entanto, é possível advinhar um motor de dois cilindros em V. Pelo tamanho, provavelmente, trata-se de um motor de mil cilindradas. Apenas um conceito, não há previsão e nem garantias de que, um dia, a Arac ZXS ganhe as ruas e estradas.

Fonte:http://www.techtudo.com.br/