•  
     

Conheça o Layer: a plataforma que promete bater de frente com o WhatsApp

Imagem


Os criadores do Jabber – um sistema de mensagens instantâneas também conhecido como XMPP – estão trabalhando numa plataforma chamada Layer, que pretende tornar a troca de mensagens algo interoperável, em vez do estado fechado em que se encontram atualmente.

Hoje, cada empresa tem um serviço próprio de mensagens instantâneas que não se comunica com nenhum outro. E no passado, o Jabber costumava ser a ponte que conectava diversos serviços. O Google Talk, AOL Instant Messenger, Yahoo Messenger e ICQ já usaram o sistema em tempos de outrora.

Com isso, você poderia usar qualquer aplicativo de mensagens instantâneas para conversar com seus amigos, independente do serviço que eles usassem. Com o advento dos smartphones, as coisas mudaram e agora não é possível conversar com amigos de outros serviços.

Imagem


O Jabber não foi feito para lidar com dispositivos que nem sempre estão conectados à internet, e o WhatsApp iniciou sua busca pelo sucesso que é hoje criando um protocolo próprio que se baseia no Jabber, mas não é compatível com nenhum aplicativo que use a rede XMPP.

Com uma equipe com grande experiência em mensagens instantâneas e US$ 7,5 milhões de dólares em investimento, o Layer vai tentar corrigir os erros do Jabber e fazê-lo evoluir. Qualquer desenvolvedor poderá usar essa plataforma e desenvolver seu sistema de comunicação.

Será tão facil quanto adicionar um mapa do Google Maps numa página e dá para começar um mensageiro instantâneo com apenas 10 linhas de código. O que demoraria meses e demandaria um alto investimento, agora precisará de apenas alguns dias para ficar pronto.

Caso os desenvolvedores desejem, seus sitemas poderão se comunicar com outros serviços que também usem o Layer. Os usuários poderão manter uma agenda de contatos unificados entre todos os serviços e conversar com os amigos usando qualquer aplicativo compatível. Os velhos tempos estarão de volta.

Serão desenvolvidos novos protocolos usando as melhores e mais modernas técnicas, incluindo maneiras de criptografar as conversas. Esses protocolos serão gratuitos e um SDK será lançado também sem custos.

Imagem


Ao alcançar um determinado número de usuários, o desenvolvedor terá que pagar uma pequena taxa para usar a plataforma, o que ainda assim sairá muito mais barato do que começar do zero. O Layer vai cuidar de toda a parte mais complicada nos bastidores.

Usando os sistemas da Amazon Web Services, o Layer deve ser lançado em meados de 2014 para quem tiver interesse em produzir mensageiros baseados nessa plataforma. A maioria dos recursos estará disponível logo no início.

Será possível enviar mensagens de texto, mensagens com fotos e vídeos, receber notificações Push, criar conversas em grupo, fazer buscas em tempo real, enviar mensagens offline, sincronizar mensagens entre dispositivos, criptografar conversas, criar uma lista de contatos unificada e enviar arquivos anexos.

Pouco depois, um recurso para realizar vídeoconferência também será lançado. As possibilidades são enormes e, por contar com partes gratuitas e de código aberto, os desenvolvedores poderão lançar aplicativos para todas as plataformas.

Será possível bater de frente com o WhatsApp e se comunicar independente do serviço que você e seus amigos usem, além de não importar o dispositivo que estão usando. Troca de mensagens é algo cada vez mais essencial em aplicativos móveis.

A interoperabilidade pode acabar por estimular todo um ecossistema. Não há garantias de que essa empreitada vá ser um sucesso, mas ela tem um enorme potencial e representa uma nova esperança. Caso tudo dê certo, você poderá substituir suas dezenas de aplicativos de mensageiros por apenas um e falar com todos os seus amigos.

Saiba mais em : Connect Games Brasil

Material de : Connect Games Brasil
 
Então esta plataforma terá de correr bastante.

Pois o Wpp virou referência no Mundo inteiro !
 
Não creio que possa ser melhor que whatSapp, pois é fácil de usar um simples 3G vc utiliza sem problema algum, ótimo design, e leve o aplicativo !

Se a Layer conseguir será muito Bom !!!