•  
     

Comparativo: Monitor CRT x Monitor LCD x Monitor LED

Imagem

Neste super comparativo, vamos detalhar e comparar as características do monitor CRT(Tubo), LCD e LED: Suas vantagens, desvantagens e onde são recomendados. Confira!


A história do monitor está praticamente relacionada com a história do computador, ambos andaram sempre juntos, revolucionando o mercado pela incrível qualidade apresentada. Imagine ver as imagens todas quadriculadas, em baixissíma qualidade e em preto em branco… Assim eram os monitores do tipo EGA. Atualmente, os monitores podem exibir milhões de cores, e em altas resoluções (1920 x 1080), satisfazendo o público mais exigente.

Nesta matéria exclusiva, veremos as semelhanças, diferenças e características dos 3 monitores mais usados no mundo, o CRT (Catode Ray Tube), LCD (Liquid Crystal Display) e o LED (Light Emitting Diode). Para isso, foram obtidos informações de 3 monitores da marca Samsung, um CRT, um LCD e outro LED, ambos com tela de 17 polegadas. Vamos as características básicas, que qualquer monitor de qualquer marca apresenta, em média:


Características Básicas

Na tabela abaixo(No fim do Topico.), constam as características básicas monitores CRT, LCD e LED. Todos os dados são verídicos e estão baseados em dados do próprio fabricante (ver referências no final). Todas as informações abaixo representam uma média geral

Monitor CRT(Tubo):

O monitor CRT está sendo gradativamente substituído pelos monitores LCD e LED, mais modernos, isto é um fato. Entretanto, ele possui algumas características que outros não possuem, por exemplo, a fidelidade de cores é maior, ângulo de visão aberto (é possível enxergar imagens mesmo paralelo ao monitor), além de possuir um tempo de resposta muito baixo, entre um comando e a sua posterior reprodução na tela. Por este motivo, este tipo de monitor é mais recomendado para Gamers ou profissionais da área gráfica. Além disso, os monitores CRT são mais resistentes e, apesar da vida útil média de 20.000 horas, costumam durar muito mais.

Imagem
Mas nem tudo são rosas… Os monitores CRT consomem muita energia, cerca de 100W (60% à mais que os monitores LCD). Pesam mais, ocupam um espaço maior, dissipam mais calor e, dependendo do modelo, resolução e taxa de atualização, prejudicam a visão da pessoa. Por estes e outros motivos, este monitor deixou de ser comercializado em grandes escalas, até porque, as suas qualidades aos poucos estão sendo vistas em monitores modernos, como o LED.

Monitor LCD:

O monitor LCD mudou completamente a maneira de reprodução, em comparação com o CRT. Este monitor não usa um tubo de raio catódico, mas sim peliculas de cristal líquido, que quando energizadas, produzem o espectro de cores na tela. Este monitor têm se tornado o mais utilizado no mundo, pelas suas vantagens em relação ao CRT: Peso reduzido, ocupa menor espaço, consome muito menos energia e não possui telas cintilantes (Efeito em que a tela parece piscar, que causa problemas de saúde). Este tipo de monitor é recomendado para todos os tipos de usuário, mas especialmente para aqueles que mantém o computador por longos períodos de tempo ligados, levando-se em consideração a economia de energia produzida por este monitor.

Imagem
Um dos problemas deste monitor é o ângulo de visão fechado, ou seja, você só consegue enxergar a imagem com perfeição se estiver olhando para o monitor diretamente, caso tente visualizá-lo paralelamente (de lado), a imagem tende a perder a definição e o monitor pareçe ficar escuro. Além disso, ele vem de fábrica com uma resolução nativa, que também é a resolução máxima. Caso você não utilize-a, a qualidade da reprodução é prejudicada, diferente dos monitores CRT, que possui várias resoluções nativas.

Monitor LED:

O monitor LED nem sempre é LED de fato. Na verdade, a maioria dos monitores ditos como “LED”, na verdade são monitores LCDs, que ao invés de utilizarem lâmpadas fluorescentes para acenderem o monitor, utilizam LEDs. Portanto surgem dos sub-tipos de monitores: Os monitores LCD-LEDs e os monitores LEDs verdadeiros.

Imagem
As principais vantagens de se utilizar estes monitores LED, é a economia de energia (40% menos em relação ao LCD), a qualidade de cores e uma maior emissão de luz, aumentando significamente a qualidade de imagem. Os monitores LED emitem uma luz mais forte em relação ao LCD, consequentemente, as cores parecem mais vivas e o ângulo de visão torna-se aberto (é possivel ver nitidamente o monitor mesmo em âgulos abertos ou paralelos), similar ao CRT, mais com uma vantagem: Não emite radiação na tela.



Enfim…
Cada monitor tem um público, um foco, qualidades e defeitos, mas de todos, sem dúvida nenhuma, o monitor LED sai na frente, por possuir praticamente as mesmas qualidades dos anteriores, CRT e LCD e ainda superá-las, com economia de energia e maior qualidade de imagem.
Anexos
sem.png
 
Meu e led tnha 1 lcd mais dei pro meu primo e comprei 1 led!
 
O meu é LCD.
Um LG FLATRON M1721A
Não tive problema nenhum com ele.
Não ligo se dá pra ver a imagem paralelo ao monitor ou não, pra mim não faz diferença.
Foi uma bela comparação, e um belo tópico, parabens manolo :D
Eu tinha um CRT, o bicho durou hein? Sem mentir, durou uns 7 anos, de uso constante, só parou de funcionar depois que ele caiu com a parte de trás no chão, aí espatifou todo kkk
Um abraço!
Duracell