•  
     

[ Tutorial ] Como utilizar programas do Windows no Ubuntu



winefinalM.jpg
Como todos Sabem, o Ubuntu é uma distribuição GNU/Linux completamente independente do Windows, o que significa que os programas do Windows são totalmente incompatíveis com o Ubuntu.

No entanto através de um aplicativo chamado Wine, é possível fazer com que programas nativos do Windows possam ser executados no Ubuntu, com uma performance bastante atrativa uma vez que os programas não estão a ser emulados mas a serem executados através de código equivalente ao do Windows.

Neste artigo apresentaremos o Wine (sigla recursiva de Wine Is Not an Emulator, que significa “Wine não é um emulador”), um programa que disponibiliza bibliotecas de ficheiros equivalentes às do Windows, permitindo assim que os programas nativos do Windows sejam executados no Ubuntu.


Instalação
[/b]

Apesar de uma versão do Wine se encontrar nos repositórios do Ubuntu, ela não é recente e poderá não suportar alguns programas do Windows (principalmente os mais atuais). Com a adição de um repositório o Wine que instalará no seu computador será a versão mais atual disponível.

Inicie o Terminal do Ubuntu (através do Dash) e insira o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa -y && sudo apt-get update
[/b]
wine1M.jpg
Assim que a atualização de repositórios por parte do Ubuntu terminar poderá iniciar a instalação com o seguinte comando:

sudo apt-get install wine
[/b]
wine2M.jpg
Ubuntu 64bits (para casos excecionais)
[/b]

Caso não consiga executar o Wine, verifique se a versão do seu Ubuntu é a de 64 bits através do procedimento explicado neste artigo. Se assim se verificar execute o seguinte comando e o Wine ficará a funcionar.



sudo apt-get install ia32-libs libc6-i386

Configurações

Pasta C:

Se a qualquer altura da instalação de um programa no Wine necessitar de alterar alguns dos seus ficheiros encontrará a pasta relativa ao “Disco C:” virtual na seguinte diretoria:

~/.wine/drive_c
[/b]

O símbolo ‘~’ indica Pasta Pessoal, ou seja, a pasta “.wine” encontra-se escondida na sua Pasta Pessoal, podendo ser necessário utilizar a combinação de teclas “Ctrl+H” para a visualizar.
winedrivecM.jpg
WineCfg
[/b]

É recomendável utilizar a ferramenta de auto-deteção de drives do WineCfg, desta forma o Wine encontrará e ficará capaz de ler ficheiros a partir da drive de CD’s/DVD’s e também ficheiros do tipo ISO, caso os tenha montados.

Encontrará este programa através do Unity/Gnome-Shell com o nome “winecfgouConfiguração Wine“. Nele clique em “Unidades” seguido de “Autodetectar“.
wineautodetectM.jpg
Instalar Programas
[/b]

A instalação de programas é bastante simples, transfira o ficheiro de instalação do programa que deseja, como exemplo utilizaremos o programa de distribuição de jogos Steam, e faça duplo clique nele. Depois apenas terá de seguir as instruções de instalação do Steam.
st.jpg
Desinstalar Programas
[/b]
O Wine providência uma excelente aplicação que permite desinstalar programas sem qualquer dificuldade. Esta aplicação chama-seDesinstalar Aplicações do Winee pode ser acedida através do Unity ou do Gnome-Shell.
winedesinstM.jpg
Créditos : Ubuntued
Página inicial