•  
     

[ Tutorial ] Como utilizar programas do Windows no Ubuntu

winefinalM.jpg


Como todos Sabem, o Ubuntu é uma distribuição GNU/Linux completamente independente do Windows, o que significa que os programas do Windows são totalmente incompatíveis com o Ubuntu.

No entanto através de um aplicativo chamado Wine, é possível fazer com que programas nativos do Windows possam ser executados no Ubuntu, com uma performance bastante atrativa uma vez que os programas não estão a ser emulados mas a serem executados através de código equivalente ao do Windows.

Neste artigo apresentaremos o Wine (sigla recursiva de Wine Is Not an Emulator, que significa “Wine não é um emulador”), um programa que disponibiliza bibliotecas de ficheiros equivalentes às do Windows, permitindo assim que os programas nativos do Windows sejam executados no Ubuntu.


Instalação


Apesar de uma versão do Wine se encontrar nos repositórios do Ubuntu, ela não é recente e poderá não suportar alguns programas do Windows (principalmente os mais atuais). Com a adição de um repositório o Wine que instalará no seu computador será a versão mais atual disponível.

Inicie o Terminal do Ubuntu (através do Dash) e insira o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa -y && sudo apt-get update


wine1M.jpg


Assim que a atualização de repositórios por parte do Ubuntu terminar poderá iniciar a instalação com o seguinte comando:

sudo apt-get install wine


wine2M.jpg


Ubuntu 64bits (para casos excecionais)


Caso não consiga executar o Wine, verifique se a versão do seu Ubuntu é a de 64 bits através do procedimento explicado neste artigo. Se assim se verificar execute o seguinte comando e o Wine ficará a funcionar.



sudo apt-get install ia32-libs libc6-i386

Configurações

Pasta C:

Se a qualquer altura da instalação de um programa no Wine necessitar de alterar alguns dos seus ficheiros encontrará a pasta relativa ao “Disco C:” virtual na seguinte diretoria:

~/.wine/drive_c


O símbolo ‘~’ indica Pasta Pessoal, ou seja, a pasta “.wine” encontra-se escondida na sua Pasta Pessoal, podendo ser necessário utilizar a combinação de teclas “Ctrl+H” para a visualizar.

winedrivecM.jpg


WineCfg


É recomendável utilizar a ferramenta de auto-deteção de drives do WineCfg, desta forma o Wine encontrará e ficará capaz de ler ficheiros a partir da drive de CD’s/DVD’s e também ficheiros do tipo ISO, caso os tenha montados.

Encontrará este programa através do Unity/Gnome-Shell com o nome “winecfgouConfiguração Wine“. Nele clique em “Unidades” seguido de “Autodetectar“.

wineautodetectM.jpg


Instalar Programas


A instalação de programas é bastante simples, transfira o ficheiro de instalação do programa que deseja, como exemplo utilizaremos o programa de distribuição de jogos Steam, e faça duplo clique nele. Depois apenas terá de seguir as instruções de instalação do Steam.

st.jpg


Desinstalar Programas

O Wine providência uma excelente aplicação que permite desinstalar programas sem qualquer dificuldade. Esta aplicação chama-seDesinstalar Aplicações do Winee pode ser acedida através do Unity ou do Gnome-Shell.

winedesinstM.jpg


Créditos : Ubuntued