•  

Como se portar no fórum?

Vejo em alguns casos muitos membros que só pelo seu jeito de se portar no fórum, passam uma imagem negativa para os outros, e acaba (de forma devida ou indevida) sendo excluído e/ou desvalorizado pelos demais.

Para mim, o primeiro passo para reconhecer um bom membro é a forma da qual ele se porta no fórum, se ele mostra uma imagem apresentável, eu já paro para ler seus tópicos e suas mensagens, caso contrário, logo ignoro.

Aqui vão algumas dicas de como se portar no fórum para ter uma imagem apresentável. Caso esteja com preguiça para ler, marquei em negrito as principais dicas, basta lê-las que já dará para se sair bem.

• Evitar enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS ou grifos exagerados. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido.
  • Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado.
  • Use sempre a força das idéias e dos argumentos. Nunca responda com palavrões, mesmo que usem de grosseria contra você. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles.
  • Apesar de compartilhar apenas virtualmente um ambiente, ninguém é obrigado a suportar ofensas e má-educação. Caso alguém insista nessas práticas, ignore-o.
  • Evite enviar mensagens curtas em várias linhas. Além de ser maléfico à rede como um todo, causa bastante irritação. Escreva uma frase completa e envie!
  • Procure expressar-se claramente. Explique o problema com o máximo de informação que puder. Tente manter-se no contexto da discussão. O fórum é separado por tópicos, procure postar no tópico que mais convier à sua pergunta. Evite sempre mensagens do estilo "Me ajudem por favor!", "Ajuda aqui!", "Vou jogar essa coisa fora" ou frases similares.
  • Caso escreva um texto muito longo, deixe uma linha em branco em algumas partes do texto, paragrafando-o. Dessa maneira, o texto ficará mais organizado e fácil de ler.

Capturar.PNG

Capturar2.PNG

• Ninguém é obrigado a usar a norma culta, mas use um mínimo de pontuação. Ler um texto sem pontuação, principalmente quando ele é grande, gera desconforto, e, além disso, as chances dele ser mal interpretado são muitas.
  • Quando você estiver perguntando, provavelmente é porque precisa de ajuda em algo, então aja como tal. Evite ser arrogante ou inconveniente.
  • Não copie textos de sites ou qualquer outra fonte que não permita tais cópias e sempre, mesmo com autorização de cópia, cite as fontes quando utilizá-las.
  • Não envie uma mensagem supondo que a outra pessoa a entenda da forma como você a escreveu, pode ser que ela entenda de forma diferente. Uma mensagem escrita nunca ficará tão clara quanto um conjunto de palavras faladas. Procure ser o mais claro possível pra não gerar nenhuma confusão.
  • Antes de fazer uma pergunta pense na possibilidade de que sua dúvida já tenha sido solucionada por alguém. Use nossa barra de pesquisa para fazer verificar se ninguém já respondeu sua mensagem. Caso não encontre poste suas mensagens no fórum que (quase) todos irão querer te ajudar.

Bem, essas são as dicas que eu posso dar, sei que muitos nem vão ler isso, porém se você está interessado em ser alguém reconhecido no fórum (como o Lucas Viana, Xuuh, the_paulos, Anderson, Kaique, etc...) eu recomendo que você dê uma lida no tópico.

Obrigado pela atenção de todos.
Se lhe tiver sido útil, deixa ai seu joinha. Se quiser, complemente com suas dicas.

Recomendo a leitura do tópico do Warning (dicas-minha-para-uso-do-forum-t25125.html) que irá ajudar muitos membros ainda a serem bem reconhecidos.

Complementos:

Lucas Viana Escreveu:Agora como você disse sobre a parte do fórum, eu complemento o tópico com o link de um tópico meu que diz um pouco sobre servidores.

organizacao-de-servidores-t31307.html
Última edição por YuriAlessandro em 30 jun 2013 19:02, editado 2 vezes no total.

YuriAlessandro virando concorrente do the_paulos com melhores tutoriais?

Na boa, nem na época de GamesBB eu vi tópicos tão bem ilustrados, explicados e elaborados iguais a esse.

Está de parabéns mesmo Yuri

Como tinha-mos conversado sobre o arrependimento de desistir de cargos e tudo mais, se você continuar assim, não vai demorar muito tempo para que você reconquiste tudo aquilo que um dia já foi seu.

Agora como você disse sobre a parte do fórum, eu complemento o tópico com o link de um tópico meu que diz um pouco sobre servidores.

Última edição por Lucas Viana em 30 jun 2013 16:04, editado 1 vez no total.

Lucas Viana Escreveu:YuriAlessandro virando concorrente do the_paulos com melhores tutoriais?

Na boa, nem na época de GamesBB eu vi tópicos tão bem ilustrados, explicados e elaborados iguais a esse.

Como tinha-mos conversado sobre o arrependimento de desistir de cargos e tudo mais, se você continuar assim, não vai demorar muito tempo para que você reconquiste tudo aquilo que um dia já foi seu.

Agora como você disse sofre a parte do fórum, eu complemento o tópico com o link de um tópico meu que diz um pouco sobre servidores.

Obrigado pelo complemento ao tópico, irei editar imediatamente.

Obrigado pelo apoio também :D

YuriAlessandro Escreveu:
Lucas Viana Escreveu:YuriAlessandro virando concorrente do the_paulos com melhores tutoriais?

Agora como você disse sofre a parte do fórum, eu complemento o tópico com o link de um tópico meu que diz um pouco sobre servidores.

Obrigado pelo complemento ao tópico, irei editar imediatamente.

Obrigado pelo apoio também :D

Não, não precisa editar apenas vou deixei o link nos comentários mesmo para caso alguém tenha interesse em ver sobre o que meu tópico se trata.

escrever de forma gramaticalmente correta é uma dica bastante interessante =)
Erros de português depreciam a sua imagem. Abreviar é uma coisa, escrever errado é outra.
por exemplo nesse tópico está escrito "Paressa", o tópico é ótimo, mas o "paressa" prejudica o autor do mesmo.

Jeanfonteles Escreveu:escrever de forma gramaticalmente correta é uma dica bastante interessante =)
Erros de português depreciam a sua imagem. Abreviar é uma coira, escrever errado é outra.
por exemplo nesse tópico está escrito "Paressa", o tópico é ótimo, mas o "paressa" prejudica o autor do mesmo.

Sim, tal como na mensagem do autor, onde coira se encaixa perfeitamente :D

YuriAlessandro Escreveu:
Jeanfonteles Escreveu:escrever de forma gramaticalmente correta é uma dica bastante interessante =)
Erros de português depreciam a sua imagem. Abreviar é uma coira, escrever errado é outra.

exato, porém ai foi um erro de digitação, não de gramática =)

Jeanfonteles Escreveu:
YuriAlessandro Escreveu:

exato, porém ai foi um erro de digitação, não de gramática =)

O tópico pode ser muito, muito bom, mas o título errado já é mal visto pelo leitor.

as vezes as pessoas criticam, em vez de dizer como se escreve tal palavra, e
isso é bem ruim para quem escreveu, pois fica envergonhada para fazer outro tópico.

Ótimo tópico Yuri, você sempre ajuda o Fórum a ficar cada vez melhor, sem pessoas que só pensam em si mesmo, seria muito bom se todos do Fórum olhassem esse tópico pois aque no tópico tem muitas coisas importantes de comportamentos...

O Yuri sempre ajudando o fórum , ajuda a todos com seus tutoriais , ele sempre pensando na equipe toda , seria muito bom se a galera seguisse esse tutorial .