•  
     

Como Formatar um HD utilizando um Disco de inicialização

HD - Ttambém chamado de Hard Disk, Disco Rígido, Winchester, Drive, Memória Rom, é uma memória onde podem ser guardados arquivos de tal forma que não se percam dados quando o computador é desligado. Ele armazena os dados em discos e utiliza cabeçotes para fazer a leitura ( algo parecido com a agulha do toca discos ), existem vários tipos de HDs desde o com menos capacidade de estoragem até os gigantescos com 500 Gb ou mais, veja alguns fatores que influênciam na sua velocidade:

Ultra ATA - Isso indica a taxa de tranfência que o HD pode ler e gravar os dados nos discos, os HDs mais antigos não possuem esse sistema tendo sua capacidade limitada a 33Mb/s, existem hoje no mercado HDs com Ultra ATA 66Mb/s 100Mb/s e 133Mb/s.

Buffer ou memória Cache - A memória cache é utilizada para guardar os dados lidos ou para serem gravados, quando o sistema manda mais arquivos para serem gravados do que o HD consegue gravar, esses dados ficam na memória cache até que sejam gravadas, o mesmo acontece quando o sistema não consegue utilizar todos os dados lidos no HD, permanecendo ali até que sejam utilizadas agilizando o trabalho. Existem no mercado HDs com 2, 4 8 e 16MB de cache.

RPM - Rotações por minuto, Os HDs atuais tem rotações entre 5400Rpm 7200Rpm e 10000Rpm, a diferença é que nas rotaçoes maiores o tempo de acesso ao arquivo é menor.

S-ATA - Existem também os HDs chamados S-ATA, ele utiliza cabos seriais para a conexão o que diminui o ruído, aumentando o desempenho, existem HDs S-ATA com velocidades de 150Mbps e 300Mbps.
Estes tipos de HDs necessitam de controladores especiais que devem ser instalados durante a instalação do Sistema Opercaional.


É capaz de trabalhar em pares de 2 ou mais como se fosse um só, aumentando ainda mais sua velocidade.

Para formatar o disco será necessário o disco de inicialização.


Imagem
Insira o disco de inicialização e ligue a máquina, espere carregar, quando aparecer o A : digite format c:
veja que C : é o primeiro drive, caso queira formatar o drive D: por exemplo digite format D : e assim por diante ) e tecle enter, ele vai perguntar se tem certeza de que quer formatar, tecle enter de novo, quando terminar o processo o pc vai pedir para colocar um nome no volume, caso não queira nomear somente tecle enter. Atenção esta operação pode demorar pouco ou muito dependendo do tamanho do HD.


Fonte
 
Ainda bem que nem faço essas coisas meu pai que entende muioto faz pra mim é mó treta rs !
 
DiegoRodrigues Escreveu:Ainda bem que nem faço essas coisas meu pai que entende muioto faz pra mim é mó treta rs !


Seu pai intendi de tecnologia ?