•  
     

Como evitar a atualização obrigatório do MSN 2009 para o 2011 e manter o Messenger Plus

OBS: Essa dica é para quem tem o MSN 8.5, 2009 14.0.8089.726 ou 2009 14.0.8117.416


(Para saber isso basta abrir a interface do MSN e clicar no menu Ajuda > Sobre o Messenger e ver a versão da Build)



1. Baixe o programinha ResHacker e salve no destop.

2. Feche totalmente o MSN caso ele esteja aberto e instale o ResHacker.exe. Execute o Resource Hacker a partir do Menu Iniciar.

OBS: Lembrando que usuários do Windows Vista e 7 devem instalar como administrador.

3. Clique no menu File e depois em Open. Agora procure e abra o arquivo "msnmsgr.exe" (se seu Windows não estiver configurado para mostrar extensões, o arquivo aparecerá apenas como msnmsgr) que está localizado no seguinte diretório (correspondente ao Windows que você usa):

C:\Arquivos de Programas\Windows Live\Messenger\msnmsgr.exe (XP, Vista e Seven 32 bits)
ou
C:\Program Files\Windows Live\Messenger\msnmsgr.exe (Vista e Seven 32 bits)
ou
C:\Arquivos de Programas (x86)\Windows Live\Messenger\msnmsgr.exe (Seven 64 bits)
ou
C:\Program Files (x86)Windows Live\Messenger\msnmsgr.exe (Seven 64 bits)



4. Quando a documentação do arquivo msnmsgr abrir no ResHacker, expanda o item Version Info => 1 => e clique sobre a chave 1033.


5. Ao lado direito do painel, você verá várias informações sobre o arquivo. Procure e encontre as seguintes linhas: VALUE "ProductVersion" e VALUE "FileVersion".



Agora simplesmente apague, com muito cuidado, somente os números que estão entre aspas "14.0.8089.0726" (no seu os números podem ser 14.0.8117.0416). Não apague mais nenhum caractere (nem uma aspa sequer) senão dará erro no final.

E substitua os números apagados por estes: 15.4.3508.1109

OBS: pode copiar e colar se quiser.

Ficando assim: VALUE "ProductVersion", "15.4.3508.1109" & VALUE "FileVersion", "15.4.3508.1109"

6. Depois de substituir a numeração, clique no botão Compile Script.

7. Ainda no ResHacker clique no menu File e depois em Save e pronto! É só abrir o MSN normalmente. Se ele não abrir assim, execute o arquivo como administrador.

OBS: Se não der erro, pode desinstalar o ResHacker em Painel de Controle > Desinstalar um programa > Encontre e desinstale o Resource Hacker.

Possíveis Erros e Suas Correções

Dependendo do seu sistema, quando você clicar em Save (como mostrado acima), para substituir o arquivo original pelo modificado, você poderá ser surpreendido pelo erro abaixo.


Para resolver isso você deverá executar atentamente os passos abaixo.

Nota: Antes de seguir, seu Windows deve estar configurado para exibir as extensões. Para isso, vá em Meu computador, pressione a tecla Alt do teclado para exibir o menu superior e clique em Ferramentas > Opções de pasta. Clique na aba Modo de exibição, desça a barra de rolagem até o fim e desmarque a opção "Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos" > OK. Veja esta figura.

1. No ResHacker, clique em Save As, dê o nome msnmsgr.exe para o arquivo e salve-o na Área de Trabalho.


2. Feche o ResHacker clicando em File > Exit.

3. Vá até o arquivo modificado que você salvou na Área de Trabalho, clique sobre ele, pressione a tecla F2 e no final do nome do arquivo (depois de .exe) insira a extensão .bak. Veja uma demonstração abaixo:

msnmsgr.exe (arquivo normal, não deve ficar assim)
msnmsgr.exe.bak (ele deverá ficar assim)

4. Em seguida, dirija-se até o diretório do MSN em C:\Program Files\Windows Live\Messenger.

5. Encontre o arquivo msnmsgr.exe (original) que estará na pasta, renomeie-o para msnbackup.exe (sem alterar a extensão .exe) e confirme a alteração do nome.

6. Mova aquele arquivo msnmsgr.exe.bak salvo pelo ResHacker (que está em sua Área de Trabalho) para a pasta Messenger e confirme.

7. Agora simplesmente renomeie este arquivo msnmsgr.exe.bak e remova a extensão .bak dele, ficando exatamente como o original >> msnmsgr.exe. Tecle Enter para salvar a modificação.

6. Agora é só executar o MSN.
 
1