•  
     

China vai enviar segunda mulher ao espaço ainda em 2013

A astronauta Wang Yaping viaja em missão de 15 dias. Em junho de 2012, Liu Yang foi a primeira mulher chinesa a ir ao espaço.
A China vai enviar a astronauta Wang Yaping ao espaço ainda neste ano, a bordo da nave Shenzhou X. Ela será a segunda mulher chinesa a fazer a viagem, segundo informações do site oficial do país. A data da missão, que será a quinta tripulada da corrida espacial chinesa, ainda não foi definida, mas deve ocorrer entre junho e agosto e durar 15 dias.
Wang tem 35 anos, é casada e tem um filho. Natural da cidade de Yantai, na província de Shandong, é tenente da Força Aérea do país. Ela vai embarcar junto com dois colegas homens na Shenzhou X, que deve se acoplar à estação espacial Tiangong I (Palacio do Paraíso I, em tradução livre), laboratório desenvolvido pela agência espacial chinesa (CNSA).
"Os três astronautas permanecerão em órbita por 15 dias, 12 dos quais passarão no interior do Tiangong I", disse Zhou Jianping, um dos coordenadores do Programa Espacial Tripulado.Os astronautas chineses realizaram o primeiro acoplamento de uma nave tripulada (a Shenzhou IX) em junho do ano passado, onde ficaram por dez dias. A tenente Wang foi uma das mulheres candidatas para tripular esta nave, mas quem acabou indo foi Liu Yang, que assim se transformou na primeira mulher chinesa a ir ao espaço.
Wang Yaping participou dos trabalhos de resgate durante o terremoto de Sichuan em 2008 – o mais grave em mais de três décadas na China, causando 88 mil mortes e milhares de desaparecidos. Pilotou ainda um avião para modificar o clima durante as Olimpíadas de Pequim no mesmo ano.

Fonte:Revista Epoca Plantao <>
Anexos
nave-china-ap.jpg
nave-china-ap.jpg (21.8 KiB) Visto 52 vezes
 
Eu tenho coragem de ir ao espaço, mais se na volta eles me pagaram 500.0000 ai compensa.