•  
     

Campus Party 2013 terá 'pai dos videogames' (Criador do Atari) como palestrante [NOTICIA COMPLETA]

A Campus Party anunciou, nesta segunda-feira (10), que terá em seu time de palestrantes Nolan Bushnell, considerado o "pai da indústria dos videogames" por ter fundado a empresa Atari em 1972. Bushnell também foi a pessoa que deu o primeiro emprego a Steve Jobs antes da criação da Apple.
A sexta edição do evento em São Paulo vai reunir interessados em tecnologia entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro, no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
"Ele [Nolan Bushnell] está muito ligado à questão do empreendedorismo e inovação. Ele está ligado aos primórdios da industria da tecnologia", disse Mário Teza, da Futura Networks, responsável pela organização do evento.
A Telefônica/Vivo, que fornece a infra-estrutura do evento, informou que levará conexão de até 30 Gigabits por segundo (Gbps) para os campuseiros, maneira como são chamados os participantes do evento que pagam para ficar na arena fechada dentro do Anhembi.
Além do fundador da Atari, a Campus Party 2013 terá a presença de Don Tapscott, descrito pela organização do evento como "uma das maiores autoridades mundiais em inovação, mídia e impactos sócio-econômicos da tecnologia no século XXI". Tapscott é autor do livro "Wikionomics – Como a colaboração em massa pode mudar o seu negocio".
Outra presença confirmada entre os palestrantes internacionais é a de Rainey Reitman, diretora de ativismo da Eletronic Frontier Foundation, organização que defende direitos civis e liberdades na era digital.
O evento também confirmou o astronauta Buzz Aldrin, conhecido por ser um dos primeiros homens a pisar na lua, o publicitário Sérgio Valente e o coordenador do projeto Startup Brasil Felipe Matos. "Nosso desafio este ano é fazer uma Campus melhor e temos certeza que, cada vez mais, o lado empreendedor do campuseiro vai aparecer", disse Teza.
Quem não conseguiu comprar um dos 8 mil ingressos disponibilizados aos campuseiros terá outra oportunidade de visitar o evento, desde que tenha uma boa ideia, explica Bruno Souza, presidente do Instituto Campus Party. Segundo ele, os primeiros mil interessados que inscreverem uma ideia no site do evento terão a chance de ser selecionados e ganhar um ingresso.
"Estamos procurando idéias que vão ajudar o Brasil nos grandes próximos eventos que vamos receber, como a Copa e a Olimpíada", explica Souza. Dos mil inscritos, apenas 500 serão selecionados. O executivo define a Campus Party como a "garagem do Vale do Silício brasileiro." "Queremos dar uma mão para pessoas que têm uma ideia, mas nãoo têm um time", conta Paco Ragageles, da organização do evento.
Infraestrutura
A Telefónica/Vivo anunciou que trará uma conexão de banda larga fixa de até 30 Gbps aos campuseiros que estiverem na arena do evento. Os executivos da empresa também informam que existe grande possibilidade de haver um teste da tecnologia 4G, o que ainda depende de autorização da Anatel. Se o teste 4G for feito, ele funcionará apenas com modens da Vivo.
A possibilidade de internet sem fio para os presentes parece remota. "As redes atuais inviabilizam que a qualidade da rede seja ótima", conta Paco Ragageles. Apesar disso, ele informa que busca parcerias com empresas de tecnologia para encontrar um padrão Wi-Fi que seja viável em lugares com muitas pessoas.
Ragageles também anunciou o lançamento da rede social "Campuseiro.ro", que quer "transformar uma semana de conhecimento geek em algo que dure o ano todo". Segundo ele, os campuseiros poderão se conectar e assistir a palestras por meio da plataforma. Além disso, o site será usado para juntar os participantes do evento e empresas que podem precisar de prestação de serviços especializados.
Chuva e segurança
Problemas de edições anteriores, a chuva e a segurança foram abordadas na entrevista de apresentação da sexta edição da Campus Party em São Paulo. Segundo Ragaeles, a organização "espera que não chova" ou que os ventos sejam muito fortes, já que o Anhembi tem uma limitação para a estrutura que poderia conter os problemas.
"Este ano, tomamos medidas adicionais em relação ao vento, mas o ambiente é muito bom e resiste", explica Mário Teza. Quanto à segurança, Teza diz que a organização tomará medidas adicionais em 2013, mas ele não as especificou por "questões estratégicas".
Fonte G1:http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/12/campus-party-2013-tera-pai-dos-videogames-como-palestrante.html
_________________________________________________________
Imagem
ApN' # Zark - NovoTopico.com 4Fun 4
Ip:200.98.214.107:27018 Cargo: Admin