•  
     

Campeonato Mundial de Xadrez

Imagem


O Campeonato Mundial de Xadrez é uma competição esportiva para determinar o campeão mundial de xadrez. Homens e mulheres são elegíveis a disputar este título.
Existe também, um evento em separado apenas para mulheres, com o título de "Campeonato Mundial Feminino de Xadrez", e competições em separado para juniores, seniores e computadores. Entretanto, atualmente os mais fortes competidores das categorias Junior, sênior e feminina, muitas vezes renunciam a estes postos em eventos-títulos a fim de prosseguir em competições de alto nível, embora estas continuem a fazer parte da tradição do xadrez. Computadores são impedidos de competir em campeonatos abertos.
Considera-se oficialmente que o campeonato mundial teve seu começo em 1886, quando os dois principais enxadristas da época disputaram uma partida. De 1886 a 1946, o campeonato foi conduzido em uma base informal, com o desafiante tendo que vencer o campeão para se tornar o novo campeão. De 1948 a 1993, a organização do campeonato foi administrada pela FIDE, a organização internacional de xadrez. Em 1993, o então campeão Garry Kasparov rompeu com a FIDE, significando que haveria dois campeonatos rivais. Esta situação durou até 2006, quando o título foi unificado. O campeonato mundial mais recente ocorreu em setembro de 2007, na Cidade do México tendo sido vencido por Viswanathan Anand. No ano de 2006 as duas entidades de xadrez (FIDE e PCA), juntam-se numa só. Fazendo com que os actuais campeões de 2006 da FIDE (Veselin Topalov) e da PCA (Vladimir Kramnik) disputassem por um só campeão. Vladimir Kramnik ganhou a Veselin Topalov. Sendo ele o campeão de 2006. No ano de 2007, Viswanathan Anand vence Vladimir Kramnik. Em Novembro de 2013, Viswanathan Anand perde o título para o jovem Norueguês Magnus Carlsen, à data nº 1 Mundial, 2870 Elo.