•  
     

Bússola - Sua História Dentro da Geografia.

Estou Fazendo Trabalho de Geografia e Li esse Texto e Achei Bastante Interessante que queria compartilhar com vocês.

O desenvolvimento da bússola data do ano 2000 a.C., e a busca pelo seu aperfeiçoamento ocorreu durante séculos. Um avanço considerável foi obtido quando se descobriu que uma fina peça de metal poderia ser magnetizada, esfregando-a com minério de ferro. Em 850 d.C., os chineses, em busca de maior precisão desse instrumento, começaram a magnetizar agulhas de forma a ganhar maior precisão e estabilidade, surgiu então a bússola - que atualmente funciona com o mesmo princípio desenvolvido pelos chineses.

Imagem

Em razão da grande importância operacional da bússola, astrônomos e cartógrafos foram os principais responsáveis pela inserção desse objeto de orientação no ocidente. A bússola foi de suma importância nas grandes navegações, servindo como principal ferramenta de orientação geográfica dos navegadores.

O objeto é composto por uma caixinha de material transparente, chamada de cápsula, dentro dela existe uma peça metálica chamada de agulha. A agulha é equilibrada sobre um eixo que tem livre movimento. Essa agulha magnetizada aponta sempre para o polo norte magnético da Terra. Isso ocorre em razão da grande quantidade de ferro derretido no interior da Terra, que funciona como um imã e atrai a agulha magnetizada da bússola.

Fatores como depósitos de minério de ferro, linhas de alta tensão, vedações e outros objetos que possuem ferro, interferem no funcionamento preciso da bússola, pois a agulha magnetizada sofrerá influência desses objetos, não oferecendo uma orientação precisa.
 
Tenho uma Bússola guardada que "ganhei" da escola muito util!
 
Eu ja tinha visto este texto hsuashuahs, trabalho tbm ^^ tava facil