•  
     

Bebidas alcoólicas deixam os ossos mais fortes

1578869792211115.jpg

Um novo estudo afirma que o álcool pode trazer mais benefícios para as mulheres do que se imaginava. Ao que tudo indica, o consumo moderado de até duas doses por dia de bebidas alcoólicas faz com que as pessoas de meia idade — especialmente do ____ feminino — tenham uma maior densidade e uma maior resistência óssea.

A pesquisa ainda afirmou que esta influência do álcool na "remodelação óssea" é tão grande que a pausa de duas semanas de um consumo diário de bebidas alcoólicas acelerou o declínio ósseo em mulheres na pós-menopausa.

No caso, depois da menopausa, é comum que o organismo passe a produzir menos células ósseas novas e a quantia de descarte de células velhas não abaixa muito, fazendo com que o esqueleto fique poroso e mais propenso a fraturas.

Assim, o novo estudo aponta que, além de deixar os ossos mais densos, o álcool ainda ajudaria a evitar a perda óssea em mulheres de meia-idade por suprimir a taxa de descarte de células velhas. A pesquisa, realizada por pesquisadores da Oregon State University, foi publicada no jornal Menopause.

Fonte: Life’s Little Mysteries