•  
     

Barcelona tira onda com o Real Madrid nas estatísticas

RIO - Líder disparado do Espanhol e dono do melhor primeiro turno da história da competição - 55 pontos em 57 disputados, com 18 vitórias e um empate nas 19 rodadas disputadas -, o Barcelona publicou em seu site oficial algumas estatísticas que explicam tamanha superioridade sobre os adversários - o time tem 11 pontos de vantagem sobre o vice-líder, Atlético de Madri, e 18 sobre o Real Madrid, terceiro colocado.
O clube catalão aproveitou para provocar o eterno rival: entre os números divulgados, está o de passes certos. Líder neste quesito, com 13.475 trocas de bola entre os companheiros, o Barça destacou a impressionante diferença de mais de 5 mil passes corretos em relação ao Real, segundo colocado com 8.031. A rotação de bola é uma das principais características da equipe do técnico Tito Vilanova, desde a época de Pep Guardiola, quando começou a dominar o futebol espanhol e europeu, há quatro anos.
Individualmente, o Barcelona também tem o destaque da competição, que não poderia ser outro senão o argentino Lionel Messi, melhor jogador do mundo nas últimas quatro eleições da Fifa. O camisa 10 lidera a artilharia com 28 gols, que também é recorde no primeiro turno do Espanhol. Na última temporada, no entanto, Messi já havia feito 28 gols em 19 jogos, só que na segunda metade da competição. Maior artilheiro de uma só edição do campeonato, com 50 gols na edição passada, o craque do Barcelona caminha para quebrar mais uma marca na carreira.