•  
     

Austrália e Sul do Pacífico presenciarão espetacular eclipse solar total

Evento ocorrerá entre quinta e sexta-feira desta semana, e deve ser visível, ainda que parcialmente, em todo o mundo.

De acordo com o pessoal do SPACE.com, a Lua bloqueará o Sol esta semana, ocasionando um eclipse que promete ser espetacular. Durante o pico do evento, o satélite deve cobrir quase 95% da nossa estrela, transformando-a em um anel de fogo. Embora outras partes do mundo possam presenciar o eclipse de forma parcial, somente os habitantes de algumas regiões da Austrália, Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão terão o privilégio de presenciar o eclipse total.

Imagem

Contudo, não se preocupe se você não morar em nenhuma das áreas das quais o evento será mais visível, pois o SPACE.com fará a cobertura ao vivo (com início a partir do dia 9 de maio às 18:30, horário de Brasília), que poderá ser acompanhada através deste link. Caso você seja um feliz habitante da região, o céu não parecerá mais escuro a olho nu em nenhum momento, mas isso não dispensa o uso de lentes de proteção e filtros especiais para câmeras e telescópios.

Durante os eclipses anulares — que são como o que ocorrerá esta semana —, a Lua lança uma sobra sobre a superfície da Terra enquanto passa entre o nosso planeta e o Sol. No entanto, devido à sua órbita, o satélite parecerá 4,5% menor do que a nossa estrela, e é por essa razão que o belo anel de fogo é formado no céu.

Fonte: http://www.space.com/20980-solar-eclips ... -week.html?