•  

Aumentando e Corrigindo o FPS - Tutorial Definitivo

#LEIA TUDO SE FOR COMENTAR !

Antes de tudo tenha certeza de ter a versão mais recente do Directx e drivers da placa de vídeo instalados.

Para baixar o DirectX downloads/directx_jun2010_redist.zip

Para baixar os drivers de vídeo mais recentes para as placas Nvidia GeForce acesse http://www.nvidia.com/Download/index.aspx?lang=en-us

Se sua placa é 7300 GS então é Series 7
Se sua placa é 8600 GS, 8600 GT, 8600 GTX então é Series 8
Se sua placa é 9600 GT, 9600 GTX então é series 9
e assim por diante!

A minha placa é uma GeForce 9600 GT, então na hora de baixar o driver do site da nvidia selecionei desta forma:

Imagem

Em seguida clicar em Search > Download > Agree & Download

Segue algumas dicas para as Placas Nvidia GeForce:

1 - Desativando a sincronização vertical da placa de vídeo no Painel de Controle da Nvidia

Iniciar > Painel de Controle > Video > Configurações > Avançadas > GeForce > Start the NVIDIA Control Panel > Manage 3D Settings

O ultimo item da lista é o Vertical Sync, deixe em Force off

Imagem

2 - Turbinando as configs de FPS dentro do CS

Entre no jogo, acesse o console e digite os seguites comandos:

fps_max 999

developer 1

Observação: O developer 1 fará com que as mensagens de texto fiquem na parte de cima da tela, é algo um pouco chato, porém seu FPS poderá passar de 200 dependendo da placa de vídeo, processador e memória.

Embora na sua tela apareça um FPS altíssimo após utilizar estas dicas, lembre-se que o CS utiliza no máximo 72 FPS, eu particularmente deixo o developer em 0(Zero), e com isso o FPS fica cravado em 100.

Você está jogando com 100 de FPS e do nada seu FPS vai pra 5 ou 10???????

Resposta: Geralmente isto é causado por alguns programas em seu computador que estão consumindo muito processamento.

Mas como detectar isto?

Simples!, deixe o jogo em uma resolução do tipo 640x480 e jogue em modo janela, em seguida pressione CTRL + ALT + DELETE para abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows, posicione-o um pouco abaixo da janela do CS, daí quando o seu FPS cair muito basta olhar qual é o processo que está gastando muito o seu processador. Lembre-se de clicar no titulo CPU para que os processos fiquem organizados por ordem de processamento, e não por nome.

Imagem

Vamos observar atentamente os 4 processos envolvidos no caso

svchost.exe do NETWORK SERVICE gastando 41% da minha CPU e gastando 7.408 K de memória(Anormal)

ucp.exe do admin gastando 54% da minha CPU e gastando 132.496 K de memória(Normal)

Tempo Ocioso do Sistema = Percentual de processador livre(sem uso) = 0% (Anormal), quanto maior o percentual do tempo ocioso mais livre o seu processador estará, neste caso o meu processador livre está em 0%(péssimo)

System = Processo comum do Windows(Normal)

Chego a conclusão que neste caso o meu FPS no jogo caiu por causa do svchost.exe do NETWORK SERVICE que deveria estar com 0% de uso de CPU, mas não confunda, pois na sua lista devem existir 2 svchost.exe do NETWORK SERVICE, um deles é relacionado ao serviço Chamada de procedimento remoto (RPC) e o outro(o vilão) ao Cliente DNS, este ultimo pode ser desativado.

Este foi um problema que ocorreu comigo, no seu caso podem haver outros processos com nomes diferentes consumindo muito processamento e fazendo com que o seu FPS fique em baixos níveis por alguns momentos no jogo.

Outros processos e serviços que costumam gastar processamento praticamente atoa:

GrooveMonitor.exe - Pertence ao Microsoft Office
TeaTimer.exe - Pertence ao programa Spybot Search and Destroy
nvsvc32.exe - Pertence ao serviço NVIDIA Display Driver Service
ZoneAlarm(recomendo desativa-lo somente na hora de jogar pelo ícone perto do relógio(Shutdown ZoneAlarm), mas depois de jogar reativa-lo novamente para não ficar sem proteção)

Que medidas tomei?

1 - Iniciar > Executar > services.msc > OK

Desativei os serviços NVIDIA Display Driver Service e Cliente DNS, ou seja, cliquei 2x em ambos, parei-os(botão Parar) e setei ambos para Manual na opção Tipo de inicialização

Imagem

2 - Iniciar > Executar > gpedit.msc > OK

Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Rede > Agendador de Pacotes QoS > duplo clique no item à direita Limitar largura de banda reservável > Ativado > Limite de largura de banda > 0 > OK

Imagem

Após isto reiniciei o micro e pronto!

Com isto o meu CS e a minha internet melhorou, porém não é uma solução que pode ajudar à todos, faça qualquer procedimento por sua conta e risco.

Outras opções(utilize somente se as dicas acima não deram certo)

Ativando o direcionamento de Driver no CS(Opcional)

- Entre no diretório C:\WINDOWS\System32

- Encontre o arquivo nvoglnt.dll

- Copie este arquivo e cole na sua pasta de driver do Steam que normalmente fica em:

C:\Arquivos de programas\Steam\steamapps\seunome\counter-strike\gldrv

- Abra o arquivo drvmap.txt que está no mesmo diretório de driver do Steam e adicione a seguinte linha:

gldrv/nvoglnt.dll OpenGL Driver

Obs: Normalmente dentro do drvmap.txt já existe alguma outra configuração, deixe como está, apenas dê Enter para criar uma nova linha e acrescente o que passei acima, salve, feche o arquivo e entre no CS.

Não se preocupe que isto não causará nenhum BAN do VAC nem nada parecido, isso não é Cheater, é apenas um direcionamento de Driver da placa de vídeo.

Boas dicas !!

Ressuscitado pela última vez por Gustavo Amaral em 31 mar 2013 21:41.