•  
     

Atirador deixa ao menos 12 mortos na estreia do 'Batman' nos EUA

Imagem

Usando uma máscara de gás, um atirador deixou ao menos 12 mortos e outros 50 feridos ao disparar e lançar um gás não identificado dentro de um cinema lotado na cidade americana de Aurora, no Estado do Colorado, na madrugada desta sexta-feira durante a estreia do filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge".

Pânico: Espectadores de 'Batman' nos EUA acharam que sons de tiros eram do filme

Inicialmente apontado em 14, o número de mortos foi revisto posteriormente. Esse foi o pior ataque nos EUA desde a ação de um atirador no campus da Universidade de Virginia Tech em 2007, que deixou 32 mortos antes de se suicidar. Entre os feridos estão algumas crianças, sendo a mais jovem um bebê de quatro meses que já recebeu alta.

O suspeito pelo massacre foi detido, anunciou Dan Oates, chefe da polícia de Aurora, que fica a cerca de 15 km do centro de Denver e a apenas 32 km do local do massacre de 1999 na escola de Columbine, que matou 12 alunos, um professor e deixou 24 feridos.

O suspeito foi identificado como James Holmes, de 24 anos. Segundo um agente federal, o atirador nasceu no Estado do Tennessee em 13 de dezembro de 1987 e é morador de Aurora, a terceira cidade mais populosa do Colorado. Ele era um estudante da Escola de Medicina da Universidade do Colorado em Denver até o mês passado, quando largou o curso.

Oates afirmou que o suspeito alegou ter explosivos em sua casa. Durante a investigação no local, a polícia e agentes do FBI descobriram que o apartamento estava com armadilhas, tendo sido encontrados no local explosivos aparentemente "muito sofisticados". As autoridades esvaziaram cinco prédios enquanto verificam como desarmarão o material inflamável e explosivo. Segundo a Reuters, os trabalhos no local podem durar "horas ou dias".

Algumas espectadores pensaram inicialmente que o ataque fizesse parte do filme, mas então viram a silhueta de uma pessoa atrás da fumaça em frente à tela, apontando uma arma para a plateia. De acordo com testemunhas, o homem vestido de preto e usando uma máscara lançou bombas com um gás não identificado antes de começar a atirar no Cinema Century, no shopping center Aurora, que fica no subúrbio de Denver. A sessão do filme começou à meia-noite local (3 horas de Brasília).

"Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" é um dos filmes mais esperados da temporada. A película estreou ao redor do mundo nesta sexta-feira, mas o ataque fez com que ela fosse cancelada em Paris, com os funcionários locais retirando o tapete vermelho da frente de um cinema na famosa Avenida Champs-Elysees.

Horas após o ataque, o presidente dos EUA, Barack Obama, emitiu uma declaração lamentando a matança e dizendo que ele e a mulher, a primeira-dama Michelle Obama, estavam "chocados e entristecidos". "Estamos diante de momentos de escuridão, de desafio, e precisamos ficar unidos como uma só família americana. Todos temos de colocar os moradores de Aurora em nossos pensamentos e em nossas preces", diz a nota.

Suspeito: Jovem de 24 anos é identificado como atirador em filme do 'Batman' nos EUA

Imagem

O porta-voz da polícia Frank Fania disse à rede de TV CNN que o suspeito foi detido em um estacionamento perto do cinema. Ele usava um colete à prova de balas e carregava um fuzil e dois revólveres, mas a polícia disse acreditar que outras armas tenham sido deixadas no cinema. Informações sobre um segundo suspeito não foram confirmadas por Oates. Os motivos da ação ainda são desconhecidos.

"As testemunhas disseram que o homem apareceu na parte da frente da sala, mas não está claro se ele apareceu por trás da tela ou por uma das portas e começou a disparar", disse Fania. O FBI (a polícia federal americana) se juntou às investigações, mas disse não ter motivos para acreditar que se trate de um atentado terrorista.

fonte
 
Eu Vi la No Jornal,o Repórter Falo que Os Espectadores se confundiram O son dos tiros com o som do filme e eles demoraram um pouco pra perceber, e falo tb q ele jogo uma granada de fumaça.
Ele Tem que ser punido