•  
     

Argentina teve o céu iluminado por meteoro no último domingo

Bola de fogo era maior do que o natural: media cerca de 45 cm e atravessou nossa atmosfera a 130 mil km por hora.

Parece que a bola de fogo vista no céu da Argentina, nosso amado país vizinho, era mesmo um meteoro. Pelo menos é o que afirmam alguns astrônomos “hermanos”. O fenômeno foi percebido por poucos segundos, apenas, e causou um grande clarão em Santiago Del Estero, Chaco, Salta, Córdoba, Tucumán e Catamarca.

De acordo com Jorge Coghlan, diretor do Observatório Astronômico de Santa Fé, em entrevista à Rádio Continental, o fato acontecido no domingo foi raro, já que o meteoro em questão media entre 40 e 45 cm – um meteoro “normal” é do tamanho de um grão de areia – e estava a 130 mil km por hora.

Além da grande claridade, o meteoro provocou também um forte estrondo nas regiões citadas, assim como pequenos tremores. O coordenador de Astronomia do Planetário de Buenos Aires, Mariano Ribas, disse que o meteoro da Argentina é semelhante ao que caiu na Rússia em fevereiro, mas com menor impacto.

A Terra, neste mês de abril, está passando por um processo chamado Liríadas, que é o nome dado à chuva de meteoros que cai sobre o nosso planeta nesse período. Assista abaixo ao vídeo que capturou o clarão visto em alguns pontos do país:



Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/not ... teoro.html
 
Simples 45cm e já tem essa amplitude toda , imagina um de uns 10 mil metros.

45cm é o quase o tamanho da minha BENGALA